Aprendendo com as ondas

As lições que um surfista transmite aos empresários

Edson Hayashi (*)

surf20120113Tenho um filho que adora surfar. “Pegar umas ondas”, no jargão dos surfistas. Observando o seu comportamento enquanto surfista, pude perceber que existem vários ensinamentos que podemos aplicar em Gestão Estratégica para Organização. Vejamos:

1 – Faça sempre um bom planejamento

Surfista bom não “pega uma praia” sem um bom planejamento. Ele planeja o uso dos equipamentos, o roteiro de viagem considerando a direção dos ventos e ondulação, hora de saída, horário provável das melhores ondas, alimentação e repouso adequado no dia anterior.

No mundo dos negócios, devemos também dedicar um especial cuidado na elaboração de um plano de negócios, pois o sucesso do empreendimento depende de sua qualidade.

2 – Aceite desafios

O surfista sabe que as ondas boas são as mais difíceis, as mais desafiadoras e que vão exigir o máximo de suas habilidades. Mas são também aquelas que poderão lhe dar as maiores alegrias e a maior sensação de auto-realização. Poderá fazer dele um campeão! Portanto, o surfista não pode temer desafios.

Assim também é no mundo dos negócios. Não podemos temer desafios. Se não aceitarmos desafios e superá-los, nosso empreendimento tenderá à estagnação. Se quisermos crescer e evoluir, devemos, constantemente, estar enfrentando novos desafios.

3 – Forme uma equipe altamente competente

O surfista sabe que, além de suas habilidades, deve contar com uma equipe altamente competente. Um bom técnico, um bom preparador físico, um bom médico, uma boa nutricionista, além de uma boa equipe de apoio que o auxiliará com informações e suporte administrativo-operacionais.

No mundo dos negócios, nada é diferente. Se quisermos obter sucesso nos nossos negócios, devemos ter uma equipe altamente competente e adequada ao desenvolvimento do negócio que escolhemos.

4 – Tenha sempre informações confiáveis

O surfista não vai surfar se não for grande a possibilidade de ocorrer boas ondas. Para isso, ele conta com as informações meteorológicas, geográficas e outras, para basear a sua decisão de surfar ou não.

No mundo dos negócios, devemos também ter sempre informações confiáveis e as mais precisas possíveis, para subsidiar as nossas tomadas de decisões.

5 – Tenha em seu fornecedor um parceiro

O surfista sabe que o fornecedor do seu principal equipamento (a prancha) deve ser um profissional que gosta e entende do que faz. Deve ter todas as informações sobre o seu cliente (o surfista), para que possa confeccionar uma prancha adequada ao seu perfil. Informações como altura, peso, estilo, o estilo de surfar etc.

No mundo dos negócios, os nossos fornecedores devem ser, também, nossos parceiros. Devem entender dos nossos negócios para que possam fornecer produtos e serviços que atendam perfeitamente às nossas necessidades. E, para os seus clientes, não seja um simples fornecedor. Seja um verdadeiro parceiro.

6 – Esteja preparado para aproveitar bem uma onda boa

O surfista sabe que, para curtir bem uma onda boa, precisa estar bem preparado física, mental e espiritualmente e contar com equipamentos de primeira qualidade.

No mundo dos negócios, não é diferente. Se quisermos ter sucesso nos grandes negócios, devemos também estar preparados física, mental e espiritualmente, além de contar com recursos compatíveis com a nossa necessidade.

7 – Não perca a onda boa

O surfista sabe que não é toda hora que surge uma onda boa. Quando ela aparece, não pode perdê-la. Existem ao seu lado vários outros surfistas ávidos para pegar a onda boa.

Nos negócios, também devemos ficar atentos para não perder uma grande oportunidade. A nossa onda boa. E não podemos esquecer que existem vários concorrentes muitíssimo interessados nas grandes oportunidades. Mantenha-se sempre bem posicionado!

8– Poupe energia para pegar a próxima onda boa

Curtida uma onda boa, o surfista tem consciência de que ele precisa de energia para chegar até o ponto ideal para pegar outra onda boa.

No mundo dos negócios, sabemos que os bons negócios não são intermináveis. Devemos, então, sempre poupar recursos para sobrevivermos a um eventual período de calmaria, até depararmos com uma nova grande oportunidade.

E tem muita gente que pensa que para surfar é só ir a uma loja de surf, comprar uma bermuda, uma camiseta e uma prancha e cair na água, assim como existem muitos candidatos a empresários que pensam que é só constituir formalmente uma empresa e entrar no mercado. Esses, no jargão dos surfistas, correm o grande risco de “tomarem um caldo” (fracassarem).

Boas Ondas!!! Grandes Negócios!!!

(*) Edson Hayashi é administrador de empresas e Advisory Board da Deal Technologies. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comentários   

0 # Eduardo Pepe 13-01-2012 11:14
Surpreendente, Edson.
Como sempre, você surpreende como profissional. Muito boa essa matéria e se o surfista for o Fabio, diga a ele que além dele ser um ícone através da Deal, o será também como surfista!!
Abraço do amigo Pepe.
Responder | Reportar ao administrador
0 # Edson Hayashi 01-02-2012 15:30
Caro Pepe,
Obrigado pelo comentário. Sim, o Fabio é um apaixonado pelo surf. Mas, hoje, é apenas um hobby.
Abraços,
Edson

Citando Eduardo Pepe:
Surpreendente, Edson.
Como sempre, você surpreende como profissional. Muito boa essa matéria e se o surfista for o Fabio, diga a ele que além dele ser um ícone através da Deal, o será também como surfista!!
Abraço do amigo Pepe.
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