Segurança da Informação: você já fez sua parte?

Professor Walid Aly, especialista em auditoria de sistemas e segurança da informação, dá dicas de 120px-AidPod with Social Productssegurança

Senhas para e-mail, MSN, Twitter, Orkut, home banking, cartão de crédito, celular, notebook e, se não bastasse, back-up, antivírus, firewall, no-breaks, geradores, estabilizadores etc. Mas afinal de contas, quando alguma coisa dá errado, a culpa é sempre da tecnologia? A resposta é “não”.

Segurança da Informação depende de duas variáveis, que são a tecnologia e o ser humano. Por exemplo, se o MSN exige digitação de senha (fator tecnológico), mas o proprietário da conta utiliza uma senha de fácil adivinhação (fator humano), é questão de tempo para que sua conta seja invadida.

Outro grave erro que os usuários podem cometer é o de possuir uma senha de difícil adivinhação, mas utilizar exatamente a mesma senha em todos os cadastros realizados na internet. Também podemos afirmar que é questão de tempo para que roubem sua senha num site de relacionamento, por exemplo, e levem como bônus todas as suas contas de e-mail e demais informações.

Para garantir o mínimo de segurança, use o bom senso. Primeiro, saiba que o ser humano também tem responsabilidade no processo. Segundo, e não menos importante, adquira hábitos que minimizem os riscos.

Utilize senhas seguras, diversifique as senhas entre os tipos de serviços (senha de e-mail deve ser diferente da senha do cartão de crédito), não dê informações cadastrais para estranhos… A lista é muito grande, entretanto, as omissões mais pontuais são justamente as maiores causadoras de problemas. Que tal começar fazendo back-up do seu notebook?

Walid Aly é professor universitário e sócio-diretor da Aly Consulting, empresa especializada nos seguimentos de Auditoria de Sistemas, Consultoria em Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e Auditoria de Campanhas Promocionais.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado