Sucesso na profissão e no relacionamento pessoal dependem da imagem que passamos

Para ter sucesso, não basta ter uma boa formação ou posição; é necessário também ter uma apresentação adequada

Nara Lyon (*)

nara lyonQuando se fala em sucesso, para muitas pessoas, a ideia que vem é de astros de cinema e televisão ou cantores. Porém, ter sucesso vai além, e acontece em diferentes atividades profissionais; até mesmo na área pessoal. O sucesso está muito relacionado com bem-estar, felicidade e ser bem-sucedido em algo ou alguma coisa. Seu significado pode variar, conforme a meta ou alvo a ser alcançado.

Para alguns, o sucesso pode ser algo simples, como ter uma vida financeiramente resolvida; para outros, exige algumas conquistas a mais, como uma posição profissional ou empresarial destacada e ter além do que necessitam. Independentemente do tamanho do sucesso, o fato é que todos, de alguma forma, desejam ser bem sucedidos.

Para ter sucesso na profissão, nos negócios e nos relacionamentos interpessoais, não basta ter boas estratégias; é necessário investir em uma boa aparência. A máxima muito repetida, em frases como “imagem é tudo” ou “a primeira impressão é a que fica”, possuem sim um fundo de verdade! É claro que um bom aspecto não exclui histórico e conteúdo, porém não há como negar que uma imagem reafirma uma posição ou teor. Se não fosse assim, a indústria em geral não se preocuparia tanto com as embalagens dos produtos oferecidos aos consumidores.  

O homem é muito visual e já está cientificamente comprovado que basta cerca de trinta segundos para uma pessoa formar a primeira impressão sobre algo ou alguém. É impressionante, mas em um espaço de tempo mais curto que uma piscadela, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente. Recentemente pesquisas apresentadas no congresso anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, indicaram que o poder das ideias moldadas no momento em que se bate o olho sobre uma pessoa é tão forte que nem mesmo os fatos são capazes de desmenti-las facilmente.

Por isso, para ser bem-sucedido, não é “bobagem” cuidar da aparência, buscar um estilo, escolher roupas adequadas, que combinem com você e em ocasiões diversas, e também tomar cuidado para não chamar mais atenção do que devia ou ser notado pelo excesso. Em reuniões e ambientes de trabalho ou negócio, o ideal são vestimentas adequadas ao tipo da ocasião ou empresa, nada muito grande ou muito pequeno.

Para as mulheres, a sugestão é não usar roupas exageradamente transparentes, muito justas ou decotadas demais, maquiagens ou acessórios exagerados, entre outras extravagâncias. Para os homens, nada de sapatos sem meia, calças curtas ou justas demais, roupas mal passadas, sujas ou gastas pelo uso. Também é necessário cuidado com as cores e estampas, pois o excesso pode ficar pesado para determinados ambientes corporativos.

E, como para muitos, cuidar da aparência nem sempre é uma tarefa fácil, o ideal é procurar ajuda, como uma consultoria de imagem ou se inteirar por meio de palestras sobre o assunto. Muitas empresas que reconhecem os talentos dos seus profissionais estão apostando nesse tipo de treinamento e workshops, que instruem sobre o comportamento assertivo de seus colaborados quanto à aparência, pois a imagem deles representa a imagem da companhia.

Sempre lembrando: a aparência deve reafirmar o conteúdo, pois somente um exterior bem cuidado, sem teor, não levará a lugar algum! Não basta ser, é necessário parecer.

(*) Nara Lyon é consultora de imagem e carreira pela FIDM (Fashion Institute of Design & Merchandising) de New York e membro da AICI (Association of Image Consultants International)

Comentários   

0 # Nara Maria Müller 23-07-2015 13:44
Muito boas as dicas! Sempre é bom a gente lembrar que, além de conteúdo, precisamos de uma embalagem limpa e equilibrada. Obrigada!
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