Formação de professores é desvalorizada pelas universidades, avaliam especialistas

Acadêmicos defendem a valorização de estágios e cursos de licenciaturas.

Uma das principais críticas feitas por especialistas em educação é que as universidades não estão investindo como deveriam na formação de novos professores. Muitos acadêmicos concordam que, para crescer na carreira, o exercício do estágio é a base para o futuro professor criar dinâmicas de ensino, lidar com problemas de aprendizagem, além de saber inserir-se no contexto humano e educacional numa instituição de ensino.

“O estágio é fundamental para conectar o que o aluno aprende na universidade e o mundo real. Ele precisa sair sabendo como são as escolas, quais são as dificuldades concretas que ele vai encontrar e quem é esse jovem que ele vai ensinar e que ele só estuda na psicologia. Mas o estágio precisa ser bem feito, orientado e cobrado”, argumentou Roberto Franklin Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Outros acadêmicos acreditam que a classe docente está desvalorizada não só pelas universidades, mas que, muitas vezes, isso acontece dentro do próprio seio educacional. “O professor da universidade que está preocupado em dar aula na escola de educação básica é visto no seu departamento como inferior porque não está preocupado em publicar artigos nas revistas de ponta”, avaliou Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ramos defende a criação de centros de formação nas universidades, independentes dos departamentos que oferecem as licenciaturas. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abrucs), Marcelo Lourenço, o esfriamento no mercado causou o fechamento de cursos de formação de professores e de licenciaturas. “Nós estamos pedindo socorro porque os cursos estão fechando por falta de procura”, apelou.

Fonte: UOL

Comentários   

0 # Sergio Roberto 25-09-2011 14:56
Senhores, temos varios problemas mas sem duvida o do ensino basico é grave. e piorou e vai piorar com o fim do MAGISTERIO. isto mesmo o FINADO magisterio. Nao adianta jogar esta responsabilidade aos cursos de Pedagogia.. o Bahcarel em pedagogia sai tao desnorteado quanto um baharel em Admininstracao!! o Bahcarel pode atual em tantas areas que nao sabe qual atuar e pior nao sabe nenhuma area bem!!!!! Desculpe nao se forma um alfabetizador com uma discplina(1ano) no curso de PEdagogia de 3 anos!! ilusao!! Alfabetizacao precisa DEDICACAO.. e com todo respeito..um operador de telemarketing trabalhando de dia e a noite fazendo um curso de Pedagogia nao tem condicoes de se dedicar!! Entao nem vamos formar este profissional. filosofia Europeia e Americana!! ou tem dinheiro para estudar e se formar ou nao estuda!!nao queremos boas intencoes no ensino basico.. queremos as MELHORES ACOES!! so estes jovens do ensino tecnico com a sua vigorosidade pode melhorar esta alfabetizacao!! Nao me venha dizer que um professor(exemplo universitario) ensina qulaquer nivel!! Nao é verdade. la atras na epoca da maquina de escrever sim.. hoje o professor precisa se DEDICAR para poder acompanhar o grau de informacao que os alunos possuem..se nao passa vergonha e desmotiva os alunos!!! entao mesmo sendo professor universitario,nao me peca para alfabetizar que farei um pessimo trabalho.. Nem me peca para dar aula de traumatologia buco facial que nao entendo nada!! precisamos parar de ver titulo e usar a MERITO das pessoas que estao ai.. os melhores nao estao la na outra escola.. os melhores professores estao ao nosso lado.. vamos identificar estes profissionais e motiva-los a melhorar!! trabalhou bem (sei la tem nota boa no ENEM) tem que ganhar mais.... escola é uma EMPRESA.. tem que ter objetivo e metrica!! é por isto que a particular esta á com 6,4 e a estadual (com este assistencialismo horrivel) esta em 3,9!! temos que medir a nossa ignorancia e trabalhar os pontos a serem melhorados.. e nao ficar parabelizando os positivos todas as horas!! SOMOS responsaveis pelo caos na educacao deste pais.. nos somos o ESTADO!!!! pela retorno (Phenix) do magistério!!!
de Sergio Roberto - 17/9/2011 1:35:11
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0 # Prof. Ivar C O V 25-09-2011 14:58
• O Sergio discorda, com razão, de que "um professor universitário ensina qualquer nível" e alerta, também com razão, dizendo que "os melhores professores estão ao nosso lado...". Quanto à primeira afirmação, é verdade. Já vi muitos colegas professores, com títulos, ensinando ruim à bessa... Maltratando os alunos com frases ridículas, subindo no palco e feliz todo porque publica ou tem mestrado (e até doutorado). Por outro lado, não se pode generalizar, pois é necessário publicar, sim. Professor precisa pesquisar, sim, senão não sai do lugar. Quanto à segunda afirmação do Sergio, de que os "bons" professores estão do nosso lado, eles precisam se unir - integrar ações no ambiente educacional, à despeito das dificuldades com a falta de apoio da escola (universidade particular, em especial)... Mas aí é outra história... Para mim, o Sergio tocou numa questão fundamental: não há magistério. Os cursos de Pedagogia estão muito ruins - mostram as pesquisas. Os alunos e alunas saem da universidade sem saber fazer um "ó". Pior, vão alimentar a ciranda da hipocrisia, sendo professores de novos analfabetos funcionais, em outros cursos. Acho que tem que fazer no Brasil o que fizeram na Coréia do Sul (a febre da educação). Aqui está complicado... até que o povão sinta que a coisa é séria, teremos algum tempo... Mas, paradoxalmente, eu já vejo sinais de mudanças, pois o assunto educação anda muito na boca da mídia (mesmo que a "santa" Globo fale mal dos professores, pelo menos leva o assunto pra dentro dos lares...) e, INCRÍVEL, também anda na boca dos políticos... (a Câmara está promovendo palestras, acreditam? O próprio Mozart Neves, citado na matéria acima, já deu palestra lá, bem como o Chalita...). Espero ter colaborado com a discussão. Abs. Prof. Ivar C O V. (Brasília).
de Prof. Ivar C O V - 17/9/2011 7:12:46
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