Profissionais de comunicação são homenageados no Carnaval do Recife

Bloco das Flores, agremiação lírica mais antiga do Carnaval recifense, marca presença no Marco Zero

carnaval recife2Com o tema A Imprensa e o Carnaval de Pernambuco e a marcha “As Flores da Notícia”, o Bloco das Flores, agremiação lírica mais antiga do Carnaval pernambucano (fundada em 1920), homenageou os profissionais de comunicação de Pernambuco na segunda-feira (11), no Encontro de Blocos, no Marco Zero.

À frente do bloco, a presidente Jane Emirce, professora universitária de Cultura Popular e técnica da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), explicou ao Professornews a ideia da homenagem deste ano.

“Convidamos grandes nomes da nossa imprensa para prestar homenagem, em sinal de admiração e respeito. O Frevo se tornou conhecido não só graças às agremiações que o executa nas ruas com os foliões, mas também por conta da divulgação nas rádios, TVs, jornais e internet”, comentou a dirigente.

Dentre os agraciados pelo bloco estavam presentes o radialista e compositor Hugo Martins, da Rádio Universitária FM de Pernambuco, que comanda há 45 anos o programa O Tema é Frevo; a jornalista e coordenadora da TV Globo em Recife, Jô Mazzarolo; o radialista José Mário Austregésilo, da Rádio e TV Universitária e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e a radialista Lina Fernandes, gerente geral de rádio e TV da Prefeitura do Recife.

carnaval recife1

Na foto, da esquerda para direita: Lina Fernandes, Hugo Martins, Jane Emirce, Jô Mazzarolo, José Mário Austregésilo.

“O Frevo deveria ser mais divulgado, mas o pernambucano só o escuta quando chega o Carnaval e as outras emissoras não o executam. As pessoas só ouvem o Frevo durante o ano quando sintonizam o programa, onde recebemos muitas cartas, e-mails e pedidos por telefone. Os governos também têm sua parcela de culpa, porque gastam fortunas para trazerem artistas de fora para o Carnaval e dão poucos recursos às agremiações daqui. E nossas agremiações não são convidadas para os outros Estados", desabafou Hugo Martins.

Os outros homenageados foram: os radialistas Ednaldo Santos, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação; Zuca Show, da Rádio Clube de Pernambuco; Patrícia Breda, da Rádio Folha de Pernambuco; e o jornalista Fernando Machado, do Blog do mesmo nome.

De autoria do compositor e carnavalesco Ricardo Andrade, a música-tema deste ano, Flores da Notícia, traz os seguintes versos.

   A Imprensa anuncia novo editorial

   No reino da folia, vem de dia o jornal

   Trazendo a alegria numa harmonia total

   Vem o Bloco das Flores trazendo o Carnaval

 

   Nossa mídia mostra os fatos, forma opinião

   E eu já tenho a minha, fruto da razão

   Contra o mal e as dores

   O Bloco das Flores vem abrir seu coração

 

Fotos: Alexandre César e Rodrigo Alves

Reportagem: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado