FCFRP estuda doença que paralisa membros inferiores

Assim como a AIDS, HAM/TSP não tem cura.

Cientistas da USP, através da FCFRP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) pesquisam os mecanismos da HAM/TSP, patologia infecciosa que causa paralisia dos membros inferiores e provoca outros sintomas. Segundo a biomédica Mariana Tomazini Pinto, a doença é causada pelo tipo 1 do vírus HTLV, o HTLV-1.

“O número de infectados pelo HTLV-1 gira em torno de 10 a 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Nossos estudos visam entender porque apenas entre 3% e 5% deles desenvolvem a HAM/TSP”, informou.

O HTLV-1 é transmitido como o vírus HIV, causador da AIDS, ou seja, por transfusão de sangue contaminado, relações sexuais com pessoas contaminadas sem uso de preservativo, no compartilhamento de seringas com portadores do vírus, e da mãe contaminada para o filho durante a gestação e/ou parto. E como a AIDS, a HAM/TSP ainda não tem cura. A pesquisa baseou-se nas mostras sanguíneas de 44 mil genes de três grupos de pessoas, através da técnica Microarray.

“Foram incluídos no trabalho 28 pessoas sadias, 26 portadores assintomáticos e 21 pacientes com HAM/TSP”, disse Mariana Tomazini. O HCFMRP (Ambulatório de Neurologia Tropical do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP) vem dando assistência aos pacientes infectados. Mais informações no telefone: (16) 2101-9300, ramal 9606 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a biomédica Mariana Tomazini Pinto.

Fonte: Agência USP de Notícias

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado