Icesp desenvolve tratamento por radiocirurgia

Hospital tornou-se o primeiro a utilizar essa tecnologia no Brasil.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) alcançou o marco de ser o primeiro hospital público do país a realizar a técnica de radiocirurgia. A instituição é ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O processo de radiocirurgia é uma terapia simples e rápida no tratamento de pacientes oncológicos que não podem se submeter aos riscos de uma cirurgia comum, por motivos clínicos. O tratamento é indicado para tumores primários ou metástases encontradas no pulmão e na coluna vertebral, desde que isolados e com até cinco centímetros de diâmetro.

Essa tecnologia concentra uma grande dose de radiação em focos específicos, provocando a morte das células cancerígenas por meio da quebra de seu DNA e danos mínimos aos tecidos sadios. O equipamento também possibilita que, mesmo surgindo alguma movimentação do tumor, provocada pela respiração, apenas a área programada seja tratada.

Depois de uma hora de tratamento, o paciente é liberado para voltar à sua rotina normal. Para mais informações, acesse o site do Icesp.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado