Mestrandos e doutorandos: como lidar com as cobranças nos estudos?

O texto a seguir reproduzido, de Fernando Elias José, aplica-se bem a mestrandos e doutorandos, que sofrem constantes pressões durante o período de estudo.

Para quem está estudando e se preparando para uma avaliação, é muito comum vivenciar momentos de cobrança interna e externa. Com a cobrança externa, geralmente, é mais fácil de lidar, pois, se não dermos importância a ela, da mesma forma que vem, irá desaparecer. Porém, essa cobrança potencializa a interna, que massacra e dificulta muito o andamento dos estudos.

“Nesse caso, você terá que rever suas crenças, pois certo grau de cobrança é necessário para estarmos sempre disciplinados e termos persistência, mas com equilíbrio.” afirma Fernando Elias José, psicólogo especialista em ciências cognitivas.

Ainda segundo o especialista, a cobrança é necessária e nos ajuda, mas até certo ponto. Portanto, a questão não é se cobrar, mas sim, a forma como isso é feito.

Dicas do psicólogo:

- Cobrança externa: é mais fácil de lidar;

- Cobrança interna: avalie-se para não sofrer em excesso;

- Cobrança “saudável”: é necessária para fazer render os estudos

Fernando Elias José é psicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Ministra palestras e é membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Há doze anos dedica-se à pesquisa em Ciências Cognitivas e vem trabalhando com preparação para provas e concursos. Realiza também atividades como consultor comportamental em empresas.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado