Estima-se que 12 milhões de brasileiros tenham diabetes, mas metade deles não sabe disso

Doença age de forma silenciosa e seus sintomas iniciais são quase imperceptíveis

Uma pesquisa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dá conta que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, doença considerada pela instituição como “epidemia”, devido ao alto número de portadores. Uma estatística alarmante diz que, a cada ano, sete milhões de pessoas contraem a patologia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) existem no Brasil 12 milhões de diabéticos, e metade ignora seu estado clínico. Os sintomas iniciais são quase imperceptíveis e o diabetes pode atacar pessoas sedentaristas e com má alimentação. A doença é diagnosticada quando a taxa de açúcar no sangue é alta demais (a partir de 126mg/dl em jejum), a chamada glicemia.

“Isso pode acontecer porque o pâncreas não é capaz de produzir quantidade suficiente de insulina ou porque a insulina não é bem absorvida pelo corpo”, informou o endocrinologista Felipe Gaia, consultor do laboratório Salomão Zoppi. A insulina é o hormônio responsável pela entrada do açúcar nas células.

O Diabetes classifica-se como do tipo 1 e 2. As duas são incuráveis, e a do tipo 1, em geral, manifesta-se até os 35 anos, quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina. Já o do tipo 2 poderia ser evitada com exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável.

Fonte: Luciana Alvarez (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado