Exercício de respiração é medida preventiva para professores não perderem a voz, aponta estudo

Fonoaudióloga mostra técnicas que podem ajudar na saúde vocal dos profissionais da educação

cantorA saúde vocal é assunto primordial para os professores. Por isso a fonoaudióloga Raquel Aparecida Pizolato desenvolveu um programa para que professores evitem o desgaste da voz.

“Sabemos que o professor tem uma rotina sobrecarregada, principalmente quando precisa dar aulas em mais de duas escolas na semana. Por isso, a proposta é, justamente, auxiliar no cuidado com a voz, um dos principais instrumentos que ele possui”, explicou Raquel Pizolato.

O programa consiste em encontros a cada 15 dias, com sessões de 30 minutos, e os professores aprendem sobre o funcionamento da voz e a manter o hábito da higiene vocal, além de exercícios específicos de postura e relaxamento cervical, respiração, fonação, intensidade e frequência da voz, ressonância e articulação.

“Os professores acabam incorporando um hábito de falar em uma intensidade forte devido às condições de trabalho. O falar com competição sonora na presença de ruído leva-o a pronunciar as palavras em intensidade forte”, disse Raquel Pizolato.

Fonte: Raquel do Carmo Santos, do Jornal Unicamp (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado