Ação conjunta auxilia na preservação do rio Formoso em Bonito (MS)

Pesquisadora acredita que cumprimento das leis salvará meio ambiente da região

Ameaçado de perder seu ecossistema por conta de turismo, o rio Formoso, na região de Bonito (MS), ganhou reforço de empresas particulares e do governo, na manutenção do local, sem interromper a presença dos turistas. A ação conjunta rendeu uma tese de doutorado desenvolvida em 2011 pela pesquisadora Lucy da Silva Sá Xavier, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

“Após o crescimento do turismo o município sofreu diversas mudanças de ordens política, econômica e social e, diante deste contexto, foram criadas restrições para uso da terra. Nesse sentido, as ações executadas pelos órgãos públicos e por empresas privadas do setor de turismo foram importantes”, disse Lucy Xavier.

A pesquisa baseou-se no levantamento de características positivas e negativas da presença de turistas no rio Formoso. E, antes da ação governamental e privada, a cientista apontou que havia falta de atuação do governo nas áreas turísticas, invasão das áreas de preservação permanente do rio, crescimento de habitações às margens do rio e um grande fluxo de pessoas na região. Os aspectos positivos apareceram após a parceria dos órgãos público e privado: licenciamento ambiental dos empreendimentos e leis específicas que limitam a utilização da água e do solo.

“Não foram constatadas grandes ameaças aos ecossistemas local e regional, graças às ações desenvolvidas a tempo junto a todos os segmentos da sociedade (poder público, iniciativa privada e o cidadão comum), explicitando a consciência e a importância da preservação e conservação dos exuberantes, porém frágeis, recursos naturais da região”, informou a pesquisadora.

De acordo com Lucy Xavier, se as diretrizes de turismo do rio Formoso forem cumpridas, o seu meio ambiente não será mais ameaçado. Para ela, a pesquisa “poderá contribuir com informações relevantes na tomada de decisão pelo poder público, auxiliando, ainda, aos empresários já estabelecidos na região ou àqueles que pretendem investir neste segmento”. Mais informações pelo e-mail de Lucy Xavier: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Agência USP de Notícias

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado