Prof. Takenaka fala sobre o efeito econômico do desastre natural ocorrido no Japão

Consequências do tsunami sobre a economia global foi o tema do evento internacional realizado com o apoio do Portal ProfessorNews e outras entidades.

Reportagem de Alexandre César de Melo, do ProfessorNews     

A Universidade Presbiteriana Mackenzie realizou na última segunda-feira (24) a palestra Japanese Economy: Beyond the Disaster, proferida pelo Prof. Dr. Heizo Takenaka, diretor da Global Security Research Institute, da Keio University. O ilustre professor foi também Ministro da Economia e Política Fiscal e Ministro do Interior e Comunicações do Governo Japonês.

O tema principal foi a consequência sobre a economia japonesa e mundial causada pelo tsunami que assolou o País do Sol Nascente em março deste ano. A tragédia desencadeou problemas na economia internacional, por exemplo, provocando o desabastecimento da indústria automotiva em vários países, como no caso da Toyota, no Brasil e Argentina, e a Chrysler, nos Estados Unidos, que tiveram que paralisar ou reduzir a produção.

“O tsunami foi retrato do desastre natural, um dos maiores já registrados no Japão. O terremoto e o consequente tsunami afetaram a indústria, rompendo a cadeia global de fornecimento. Em comparação com outras situações de desastre, a reação do setor industrial foi razoável. O impacto negativo na economia, porém, foi significativo”, afirmou o professor Takenaka.

Sobre a relação Brasil-Japão, o professor foi taxativo. “O importante é os dois países partilharem seus planejamentos de gerenciamento de riscos; a distância geográfica não impede essa colaboraҫão”.

O encontro contou com a presença do Prof. Dr. Sérgio Lex - Diretor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Prof. Dr. Paulo Eigi Miyagi - Presidente da SBPN, e do Prof. Dr. Sunao Sato - Diretor Executivo da SBPN, além de ilustres convidados, professores e alunos da Mackenzie.

A palestra foi organizada pela SBPN - Associação Brasil-Japão de Pesquisadores e Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentro do calendário do IV Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciências, Inovação Científica e Sustentabilidade (Simpósio Brasil-Japão 2011) e contou com o apoio da JICA, do Consulado Geral do Japão, da Japan Foundation, do Portal Professornews e da Editora Atlas.

 


Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado