Pastéis de Belém

Vamos rememorar um pouco a história após saborear os deliciosos pastéis de Belém

torre-de-belem2012011801

Um dos doces mais populares de Portugal é o pastel de nata. E os pastéis de nata mais famosos de Portugal são os pastéis de Belém. Por ser uma marca registrada, a "versão original" dos famosos pastéis é produzida somente na Fábrica dos Pastéis de Belém, na rua de Belém, número 84, no bairro de Belém, em Lisboa.

A receita original, fornecida pelo pasteleiro do mosteiro a um empresário, é guardada a sete chaves desde a fundação da confeitaria, em 1837. Os pastéis são fabricados com a mesma "receita secreta" até os dias de hoje.

torre-de-belem20120118Realmente, os pastéis saboreados quentes e com canela em pó, na própria confeitaria, são diferentes de outros pastéis de nata. Têm um sabor diferente, indescritível. Simplesmente, é diferente, e é muito saboroso.

Após saborear os pastéis, podemos visitar alguns monumentos históricos das proximidades: Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Monumento aos Descobrimentos.

torre-de-belem201201189O Mosteiro dos Jerónimos fica no mesmo bairro da confeitaria, em Belém, próximo ao rio Tejo. É uma das sete maravilhas de Portugal e é considerado patrimônio mundial pela Unesco. A sua construção é da época dos Grandes Descobrimentos, no início do Século XVI.

Nesse local repousam os ilustres personagens da história luso-brasileira: os reis D. Manuel I e D. João III e suas respectivas esposas, Luís Vaz de Camões (autor de Os Lusíadas), Vasco da Gama e Fernando Pessoa, somente para citar alguns.

torre-de-belem201201190Seguindo o nosso roteiro, vamos conhecer a Torre de Belém. Essa fortaleza foi construída pelo rei D. Manuel na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da cidade de Lisboa. É também uma das sete maravilhas de Portugal e, igualmente, é um patrimônio mundial declarado pela Unesco.

Descendo a margem do rio Tejo, encontramos o Monumento aos Descobrimentos, conhecido popularmente como Padrão dos Descobrimentos. Foi inaugurado em 1960, durante as comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador. Tem 52 metros de altura e a forma de uma caravela com escudo de Portugal. Ao fundo, pode ser avistada a Ponte 25 de Abril.

torre-de-belem201201182O monumento está cercado por estátuas de herois portugueses ligados aos descobrimentos: Pedro Álvares Cabral, Luís Vaz de Camões, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Martim Afonso de Souza, São Francisco Xavier e Bartolomeu Dias. Estes são nossos conhecidos e alguns dos 33 homenageados.


Texto e Fotos: Equipe Professornews



Comentários   

0 # Cristina Ramos 05-04-2013 22:14
Visitei e provei!!!Os melhores!!!Fora as visitas aos pontos turísticos!!!
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado