USP é universidade que mais forma doutores no mundo

Instituição aparece no topo de 682 universidades do globo

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior que mais forma doutores no mundo, segundo o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU, sigla em inglês) por indicadores, feito pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU) e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai (China).

A USP aparece no topo das 682 universidades do mundo, em números de doutorados defendidos. Em outra lista, a USP é a terceira melhor colocada em verba anual para pesquisa, dentre 637 instituições. Também é a quinta universidade em número de artigos científicos publicados dentre 1.181 escolas no globo, e a 21ª em porcentagem de docentes com doutorado em uma lista de 286 universidades.

“Nas décadas de 1970 e 1980, praticamente metade dos doutorados no Brasil eram realizados na USP, e hoje mais de 20% dos pós-graduandos no país também obtêm o título de doutor aqui. Isso permitiu que a universidade se tornasse um grande centro mundial de pós-graduação, agora confirmado por esse ranking internacional”, explicou Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação da USP e membro do Conselho Superior da Fapesp, sobre o sucesso da universidade.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado