Bolsistas de pós estão sem receber desde janeiro

Problema afeta, principalmente, alunos com dedicação exclusiva

dinheiro20120106Estudantes de pós-graduação de universidades federais e cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reclamam que o órgão vem atrasando o pagamento das bolsas de estudo.

A Capes, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), reconheceu que a bolsa de janeiro está atrasada, mas adiantou que o problema está no repasse dos valores às universidades, através do programa do governo, a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Ainda de acordo com a Capes, o problema também se estende aos próprios estudantes, que, segundo o órgão, não preencheram de forma correta os seus cadastros, sem também dizer quantos estudantes estão nessa situação.

A Capes informou que o pagamento sairia após a publicação de uma portaria conjunta com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu). Mesmo com a publicação da Portaria Conjunta número 23 no Diário Oficial da União do dia 17 de fevereiro, alguns bolsistas reclamaram que ainda não haviam recebido o subsídio.

Alguns estudantes dependem exclusivamente da bolsa de estudo, já que estão submetidos à condição de dedicação exclusiva, como é o caso da bióloga Juliana Carlota Kramer Soares, que faz pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"Em 2011 tivemos o mesmo problema. Os bolsistas ficaram três meses sem receber os pagamentos. Estamos apreensivos e com medo de que isso se repita", disse. Em outro caso, a esposa de um bolsista, também da Unifesp, comentou que o assunto é complicado e de difícil solução. "Quando meu marido fez doutorado no exterior, a Capes atrasou em três meses o pagamento. Nós só não passamos necessidades porque, já conhecendo os problemas, fomos prevenidos", disse ela.

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) se reuniu com a Capes em 2010 para resolver esse problema. Sem saber como proceder, os estudantes com bolsas atrasadas têm trocado informações nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde encontram-se vários depoimentos. A Capes conta hoje com 71.957 estudantes de pós-graduação.

Fonte: Folha.com (Giuliana Miranda e Sabine Righetti)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado