Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (28.ª edição revista)

Características do livro

Título: Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão

Edição: 28.ª (revista)

Autores: Yves de La Taille; Marta Kohl de Oliveira; Heloisa Santas

Páginas: 176

Editora: Summus

Preço de capa: R$ 53,40 (E-book: R$ 39,80)

 

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Na 28ª edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.

Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.

Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.

Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.

Dividida em duas partes, a primeira etapa debate fatores biológicos e sociais, em que os autores desmembram os posicionamentos dos teóricos acerca da formação de conceitos. A segunda parte trata da afetividade e cognição nos diferentes prismas. Completa o livro um apêndice com questionamentos em torno de cada um dos estudiosos.

Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

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