Políticas Públicas: conceitos, casos práticos, questões de concursos (3.ª edição)

Características do livro

Título: Políticas públicas: conceitos, casos práticos, questões de concursos

Edição: 3.ª (2019)

Autor(es): Leonardo Secchi; Fernando de Souza Coelho; Valdemir Pires

Editora: Cengage Learning

Páginas: 200

Preço de capa: R$ 73,90

 

Sinopse

Este é o primeiro livro didático de Políticas Públicas lançado no Brasil há quase uma década. Com linguagem simples e direta, apresenta as definições fundamentais, tipologias e categorias analíticas consolidadas na literatura internacional e nacional, subdivididas nas seis dimensões tradicionais para o estudo das políticas públicas: 1. dimensão de conteúdo (tipos de política pública); 2. dimensão temporal (ciclo de políticas públicas); 3. dimensão espacial (instituições); 4. dimensão de atores; 5. dimensão comportamental (estilos de políticas públicas); 6. dimensão de recursos (finanças e orçamento). Esta última dimensão (recursos, finanças, orçamentos) é uma das importantes ampliações desta 3ª edição.

Cada capítulo contém um minicaso, exercícios de fixação, perguntas de múltipla escolha para revisão e bibliografia de aprofundamento. Além disso, uma novidade desta 3ª edição é a disponibilização de mais de 100 questões de diversos concursos públicos e alguns exames nacionais – como o ENADE de Administração Pública – que espelham o conteúdo dos capítulos do livro e testam o nível de apreensão de conhecimento de políticas públicas pelo leitor. Assim, a obra atende também o segmento de concursandos, visto que na atualidade o conteúdo de políticas públicas é um requisito indispensável na maioria dos certames no setor público brasileiro. E o professor pode se inspirar nesse rol de questões como base para estruturar os debates em aula e para formular as avaliações de aprendizagem.

O livro também oferece um glossário de termos de políticas públicas para aqueles que estão iniciando na área de políticas públicas. A obra serve como: livro-texto em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu; manual complementar para treinamento e desenvolvimento em gestão de políticas públicas; e material de apoio para educação política e formação para a cidadania.

Mais informações neste link.

 

 

Adicionar comentário