Carreira docente nas universidades brasileiras

Carreira docente  Carreira de professor. Conforme a Lei nº 12.772/2012, na carreira de magistério superior federal, os professores receberão as seguintes denominações de acordo com a titulação: (a) Professor adjunto, se portador de título de doutor; (b) Professor assistente, se portador de título de mestre; (c) Professor Auxiliar, se graduado ou portador de título de especialista. Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm.

Como referência, para ingressar na UnB - Universidade de Brasília, que é uma universidade federal, os requisitos para cada classe de professor são:

(a) Professor Auxiliar: diploma de graduação em curso superior;

(b) Professor Assistente: título de mestre;

(c) Professor Adjunto: título de doutor ou de livre-docente;

(d) Professor Titular: portadores do título de doutor ou de livre-docente, professores adjuntos ou pessoas de notório saber; e

(e) Professor Associado: estar há, no mínimo, dois anos no último nível da classe de professor adjunto e ser aprovado em avaliação de desempenho acadêmico.

Fonte: http://www.unb.br/professor/progressao_funcional_dos_docentes_da_unb.

Em universidades não federais, as titulações dependem das normas específicas de cada estado ou de cada instituição. Por exemplo, na Unesp, a progressão vertical e horizontal se dá como segue:

I - Categoria MS-2 - Professor Assistente

II - Categoria MS-3 - Professor Assistente Doutor - níveis I e II

III - Categoria MS-5 - Professor Adjunto - níveis I, II e III

IV - Categoria MS-6 - Professor Titular

Fonte: http://www.unesp.br/cpa/mostra_arq_multi.php?arquivo=7719

Já na USP, as titulações são as seguintes:

I - Professor Doutor

II - Professor Associado

III - Professor Titular.

A categoria de Professor Doutor tem os níveis Professor Doutor 1 e Professor Doutor 2 e a categoria de Professor Associado tem os níveis Professor Associado 1, Professor Associado 2 e Professor Associado 3.

Fonte: http://www.usp.br/imprensa/?p=11703

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado