Universidades e faculdades brasileiras: USP

USP  Universidade de São Paulo.

É a universidade pública com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação do País. Forma o maior número de mestres e doutores do mundo e responde, também, com maior número de produção científica do mundo. É uma das três universidades estaduais de São Paulo.

A USP surgiu em 1934, com a união de diversas faculdades existentes, tais como: Faculdade de Direito (Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), criada em 1827; Escola Politécnica da USP (Poli), que ministra cursos de engenharia, fundada em 1893; e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP, fundada em 1898.

A Universidade oferece cerca de 11 mil vagas anuais em seus 249 cursos de graduação.

Mais de 92 mil alunos de graduação e pós-graduação frequentam suas instalações. Destes, cerca de 28 mil estão matriculados em um dos 641 cursos em nível de mestrado ou doutorado oferecidos por 239 programas de pós-graduação.

Na capital, a USP possui diversos campi, que são administradas por prefeituras próprias.

Na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, além de várias unidades de ensino, está localizada a estrutura administrativa central da USP, o Conjunto Residencial e o Centro de Práticas Esportivas. Toda essa estrutura é administrada por uma prefeitura própria.

As Faculdades de Medicina, de Saúde Pública, de Direito, a Escola de Enfermagem e o Instituto de Medicina Tropical são congregadas pela Prefeitura do Quadrilátero da Saúde/Direito. O complexo da área de Saúde localiza-se próximo à Avenida Paulista e a Faculdade de Direito está no Largo São Francisco, na região central da cidade.

Na Zona Leste de São Paulo está a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no Campus Leste da USP, também conhecido como USP Leste.

No interior do Estado, a USP mantém campi nas seguintes localidades:

- Bauru

- Lorena

- Piracicaba

- Pirassununga

- Ribeirão Preto

- São Carlos

       

      Links: http://www.usp.brhttp://www5.usp.br/usp-em-numeros


Adicionar comentário