Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback Descontado conjugados numa só planilha

VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno) são duas ferramentas muito importantes na AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS. O PAYBACK DESCONTADO também contribui significativamente para a tomada de decisão financeira.

Um projeto de investimento apresentado para fins didáticos, geralmente, parte de um investimento inicial (no momento zero) com valor negativo, o que significa saída de caixa, e demais períodos com valor positivo, ou seja, com entradas de caixa. Entretanto, na prática, os projetos medidos em número de meses ou de anos não costumam gerar caixa logo nos primeiros períodos. O modelo que vamos apresentar está com o VPL, TIR e Payback conjugados numa só planilha, e apresenta valor negativo também no primeiro período após o investimento inicial.

O VPL é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa. Basicamente, o VPL é o resultado líquido na data presente de fluxos de caixa de diversos períodos futuros descontados com a TMA (Taxa Mínima de Atratividade), e somados ao valor inicial. Evidentemente, as entradas de caixa devem ser maiores do que as saídas de caixa, em valor presente, resultando em diferença de valor positivo, para que o projeto seja considerado economicamente viável.

Para saber mais detalhes sobre a planilha abaixo apresentada, assista ao vídeo apresentado pelo Prof. Masakazu Hoji, disponível no seguinte link: https://youtu.be/Wk1uVabjwxQ 

 

 

 

Adicionar comentário