Oito passos para buscar um novo emprego e virar o jogo na crise

A Michael Page elabora um manual de sobrevivência para profissionais que perderam o emprego

negocios calculandoEmbora ninguém espere passar por isso, é cada vez mais comum notarmos o fantasma do desemprego rondando nossa rede de relacionamentos. Mas, e quando ele chega até você?

Passado o primeiro momento de angústia, chamado pelos especialistas de "luto demissional", é chegada a hora de reagir; afinal, a vida continua, sua carreira continua e, principalmente, as contas e responsabilidades também continuarão.

Para orientar os profissionais a superarem essa etapa delicada na carreira de qualquer executivo, a Michael Page (*), empresa líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gerência, elaborou o “manual da sobrevivência” com dicas imprescindíveis para profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. 

De acordo com Ricardo Rocha, headhunter da Michael Page, especializado em Recursos Humanos e responsável pela elaboração do manual, passam muitas dúvidas pela cabeça do profissional em uma situação como essa. “Abrir o próprio negócio, investir em uma especialização, buscar oportunidades em outro setores ou até mesmo em outros estados? Essas são apenas alguns questionamentos de executivos que perderam o emprego neste momento turbulento da economia nacional”, analisa.

Para o headhunter, o executivo precisa ter bastante clareza dos seus objetivos, seja em uma mudança de setor, de carreira ou até mesmo na abertura do próprio negócio. A crise, apesar da dificuldade momentânea, pode ser a oportunidade ideal para os profissionais buscarem novas posições ou se lançarem em projetos pessoais. “O importante é ter resiliência e se posicionar corretamente nesta etapa.”, orienta.

Como buscar um novo emprego em 8 passos:

1 – Posicionar-se corretamente no Linkedin

Quanto mais ativo o executivo é no Linkedin (fóruns, grupos de discussão, indicações de vagas), mais fácil é descobrir caminhos e conexões interessantes, que podem funcionar como uma ponte para uma oportunidade profissional. Solicitar uma apresentação através de um contato é mais efetivo do que abordar diretamente um profissional fora de sua rede. Cuidado também ao se candidatar para todo tipo de vaga, inclusive aquelas para a qual não tenha os requisitos necessários, apenas para abrir um contato com RH/requisitante: isso pode sinalizar desespero ou até mesmo falta de confiança no real interesse do profissional.

2 – Networking

Manter o networking ativo não pode ser uma prática exclusiva de momentos de desemprego ou dificuldade. Na verdade, a maneira como o executivo se porta nos bons momentos profissionais em relação a sua rede de relacionamentos poderá determinar a ajuda ou indicações que receberá quando estiver enfrentando uma situação assim. Caso o executivo necessite reativar seu networking, deve, no primeiro momento, dividir sua situação com pessoas do círculo mais próximo. Sair disparando contatos para pessoas que não são próximas pode ser inócuo e “queimar” um contato potencial.

3 – Investir em especialização

Do ponto de vista dos recrutadores/empresas, é importante perceber se o profissional procurou se manter atualizado durante o período em que esteve buscando recolocação. Procure investir em especializações que possam complementar seu conhecimento ou que supram algum gap profissional.  

4 –Olhar para outros setores

O período de transição profissional pode ser um bom momento para pesquisar a fundo sobre outros setores em que tenha interesse de trabalhar, e quais são os requisitos/conhecimentos necessários, desde que o executivo tenha a clareza do que esta mudança irá agregar em termos de carreira/futuro. Vale ressaltar que, para uma recolocação, é sempre mais fácil buscar oportunidades onde o profissional já tenha know how ou experiência.

5 – Abrir o próprio Negócio – Empreender

A decisão de empreender não pode ser somente uma consequência de um desligamento do profissional. Apesar de o momento ser propício para mudar o rumo de carreira, deve ser uma decisão planejada, com um plano de negócios claro, para evitar uma frustração ainda maior, caso o negócio não dê certo e, também, não gastar dinheiro indevidamente em um momento em que o profissional precisa planejar suas reservas financeiras. Por outro lado, para executivos que já cultivavam esse pensamento, pode ser o momento ideal para dedicar-se integralmente a um projeto empreendedor, já que muitos negócios também fracassam prematuramente quando não há tempo nem dedicação suficientes.

6 – Frequentar eventos

Esta á uma excelente ação complementar ao networking. Participar de eventos e palestras relacionados a sua área de atuação faz com que o profissional se mantenha atualizado e com possibilidade de acesso a outros executivos que não façam parte de sua rede de contatos.

7 – Procurar headhunter

É muito importante manter contato com headhunters, pois esses profissionais têm acesso às principais vagas do mercado, que muitas vezes não são divulgadas publicamente. Por outro lado, cabe o mesmo princípio do networking: a construção de relacionamento com um headhunter ao longo do tempo é mais efetiva do que a procura somente em momentos de desligamento, afinal, quanto mais familiarizado o headhunter estiver sobre sua carreira/experiências, maiores as chances de considerá-lo para um projeto alinhado com seu perfil. Procure ser objetivo nos contatos (lembre-se que um headhunter analisa diversos profissionais por dia) e não ser insistente ou repetitivo nas abordagens. A entrevista pessoal é muito mais adequada para explicar detalhes de sua carreira do que um e-mail.

8 – Oportunidade em outros estados/países

Decisões que envolvem questões pessoais também precisam ser muito bem avaliadas, para que não sejam precipitadas e motivadas pelo desemprego. Obviamente, cada um sabe o quanto o lado financeiro pesa em um momento como esse, mas vale sempre considerar a questão de adaptação (própria e da família) a uma nova cultura. Uma recolocação mal planejada e curta pode ter impactos negativos no currículo do profissional. De qualquer maneira, é um momento onde o profissional deve estar mais aberto e atento para esse tipo de oportunidade, que pode representar uma oportunidade profissional diferenciada e que irá torná-lo um profissional mais completo: que toma riscos, que não se acomoda, que busca o novo e com maior adaptabilidade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Michael Page

(*) Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 36 países.

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado