Como tirar proveito da difícil situação de ser demitido e ainda evoluir na carreira

Especialistas orientam como evitar a depressão e pânico nessa fase profissional

Manter o controle após uma demissão inesperada é muito difícil para profissional de qualquer área. Entrar em pânico, passar por momentos de depressão, autopiedade e crises de raiva são comuns nessa fase, o que dificulta as ações para conseguir um novo emprego e recuperar a confiança, a autoestima e as rédeas da vida financeira.

Segundo Kate Wendleton, fundadora e presidente de uma empresa de consultoria profissional, em entrevista a Forbes Brasil, não saber lidar com demissão, mesmo que o profissional esteja esperando por ela, pode acarretar na péssima imagem do candidato a um novo emprego, fechamento de portas no mercado de trabalho, além de problemas na economia pessoal.

Muitos passam a procurar outro emprego, através de classificados nos jornais e de empresas especializadas em currículos na internet.

“Não faça isso. Menos de 10% dos trabalhos são encontrados assim. Simplesmente dê um tempo para se acalmar e tirar proveito com a demissão”, afirmou Kate Wendleton. Uma possível solução, de acordo com a especialista, é guardar o momento para si, para se acalmar e, depois de alguns dias, divulgar sua situação aos amigos e colegas de profissão, através de redes sociais, como Facebook e o LinkedIn.

Outra dica é focar os objetivos, para que os contatos possam ajudar a direcionar o profissional da melhor maneira possível, como afirmou Krista Canfield, porta-voz do LinkedIn.

A Forbes elaborou também uma série de oito dicas para o profissional encarar essa fase.

Fonte: Forbes Brasil

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado