Diferenças culturais geram gafes no exterior; saiba como evitá-las

Atos normais para nós podem ser encarados como falta de educação em outros países

Uma dica importante para os intercambistas e turistas no exterior é saber como se comportar nos países que visitam, sobretudo, entender os hábitos e costumes para evitar gafes e constrangimentos, já que muitas vezes são apenas as diferenças culturais.

O portal Universo on Line (UOL) elaborou uma série de sugestões para quem deseja viajar a países como Japão, Inglaterra, Alemanha (feita pelo Ministério das Relações Exteriores), Estados Unidos, França e Colômbia.

Situações do dia a dia que, para os brasileiros são triviais, são encarados como falta de educação lá fora. Por exemplo, na Inglaterra, as pessoas têm pouca paciência com turistas que ficam do lado esquerdo das escadas rolantes e acabam atropelando quem fica parado nessa posição.

No Japão, é considerada uma afronta ao professor, se o aluno interrompe a aula para fazer uma pergunta, já que as dúvidas são tiradas apenas após a aula. Já os franceses, que, mesmo como os brasileiros, são latinos, são contrários aos tradicionais beijos de apresentação, mesmo entre jovens.

Fonte: Cláudia Emi Izumi (UOL)

Comentários   

0 # Gilberto Marzochi 28-02-2013 15:56
Dicas importantíssimas, sugiro colocarem uma matéria sobre este tema, abordando o significado das cores em diferentes regiões do planeta.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado