Psicologia completa 50 anos de regulamentação no país e apresenta falta de profissionais capacitados em Saúde Pública

Carreira possui ainda novas frentes de atuação nas áreas esportiva, jurídica e social

120px-Psicología socialA carreira de Psicologia comemora 50 anos de regulamentação da profissão, em 2012, no Brasil.

“Quando iniciaram suas atividades, os psicólogos atuavam com grande predominância em consultórios particulares; era um modelo tradicional de atendimento. Com o decorrer do tempo, isso foi se modificando, pois houve a necessidade de diferentes especialidades”, afirma a Dra. Wilze Laura Bruscato, professora adjunta de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Uma das novas áreas de especialização é a psicologia da saúde. Há uma grande oferta de possibilidades neste segmento. A atuação inclui desde intervenções em procedimentos primários até nos de alta complexidade, como na cirurgia de redução de estômago, pacientes que precisam de internações prolongadas em UTIs ou de transplantes. “Hoje existem leis que obrigam a inserção de psicólogos nas equipes que tratam desses pacientes”, enfatiza a Dra. Bruscato.

Ainda segundo a psicóloga, apesar de o país contar com 14.407 psicólogos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), faltam profissionais qualificados para esta área. “Para reverter este quadro, além dos cursos de especialização, os psicólogos também precisam conhecer as políticas públicas de saúde, e o sistema de funcionamento do SUS”, completa.

Além desta área, existem outras que estão em evolução, como psicologia do esporte, jurídica e social, por exemplo. Estes segmentos também precisam de capacitação. “A graduação tem uma grade curricular muito generalista, porque o MEC determina desta forma. É para formar o psicólogo com uma visão panorâmica”, afirma a Dra. Bruscato.

Os cursos lato sensu da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo permitiram o credenciamento da mesma como Núcleo Formador de Especialistas pelo Conselho Federal de Psicologia. As especializações proporcionadas são: Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde, que é o pioneiro no país, Neuropsicologia, Psicoterapia Familiar Sistêmica em Saúde, Psicologia e Saúde Mental, Psicologia Hospitalar, entre outros.

A instituição é tradicional em ensino de Medicina, desde 1963, e completará 50 anos em 2013. Atualmente, oferece também graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia, além de vários cursos de especializações, mestrado e doutorado na Pós-Graduação. Em sua infraestrutura, apresenta importantes laboratórios como de Anatomia, Imunologia, Microbiologia, Farmacologia, Bioquímica, Técnica Cirúrgica, Fisiologia, Biologia Molecular, Cirurgia Experimental, Centro de Simuladores, além de ambulatórios, enfermarias e Centros Cirúrgicos do Hospital da Santa Casa conveniado com a Faculdade. Mais informações: www.fcmscsp.edu.br.

Fonte: Fran Press Assessoria de Imprensa

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado