Especialistas elaboram uma série de dicas para evitar problemas no ambiente profissional
O portal Universo on Line (UOL) consultou especialistas para tratar de uma situação que pode acontecer em qualquer ambiente de trabalho: lidar com colegas que são competitivos demais. Há situações em que se expõe um projeto que foi resultado de muito esforço e dedicação, mas quando o mesmo está prestes a ser aprovado pela chefia, um colega começa a pôr defeitos.
Ainda existem outros exemplos: um colega rouba suas ideias e seus créditos, fala mal de você, tenta excluí-lo de trabalhos e projetos, além de comentar seus defeitos.
“Quando há normas para promoção, metas para atingir e resultados para entregar, a competição se torna saudável. Mas raras são as empresas que têm uma ferramenta de avaliação de desempenho dessa forma”, avaliou a coach Daniela do Lago, mestre em comportamento organizacional.
“É perigoso quando a pessoa prejudica seus colegas, seus clientes e até a própria saúde. Ser altamente competitivo é nocivo quando isso toma horas da sua vida e compromete a vida pessoal”, disse Mike Martins, diretor-executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).
Fonte: Andrezza Czech (UOL)