Especialista garante que eficácia educacional aumenta com investimento no profissional
O diretor Thomas Kane, do Centro de Pesquisas em Políticas Educacionais de Harvard é um dos desenvolvedores do projeto Measures of Effective Teaching (Medidas de Ensino Eficaz, em tradução livre) que analisa a eficiência de 3 mil professores voluntários, de escolas públicas, nos Estados Unidos desde 2009.
A pesquisa faz parte de um programa da Fundação Bill & Melinda Gates, sendo considerada a maior já realizada em estudos de prática de ensino na história do país. Na última terça-feira (10), Kane esteve em São Paulo, no Instituto Fernando Henrique Cardoso, e comentou sobre os resultados do estudo para profissionais da educação.
“Nenhum tempo é gasto vendo como os professores se saem na sala de aula, a eficácia deles. Não se analisa a prática escolar, que é tão importante”, afirmou.
Durante o processo, os analistas filmaram 1.333 docentes do 4º ao 8º ano de vários estados americanos, além de recolherem avaliações dos estudantes sobre seus mestres. Para Thomas Kane, atuar no recrutamento e no período de experiência do profissional garante a criação de professores mais eficazes.
“Se concentrar no período de experiência do professor é o que vai traduzir mais resultados em menos tempo. É a política que teria maior impacto pelo menor custo. Professores precisam de feedback”, informou. Nos Estados Unidos, 15% dos mestres das escolas públicas estão no estágio inicial da carreira.
Fonte: Marina Morena Costa (Último Segundo)