Conheça sete gafes imperdoáveis cometidas no ambiente de trabalho

Especialista dá dicas de como evitar constrangimentos no meio profissional

Saber se portar no ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal, já que a conduta do funcionário precede os padrões e imagem da empresa. Alguns comportamentos inadequados, às vezes, nem são notados por quem os cometem, como também ignoram as consequências que deles poderão surgir.

Em reportagem do jornalista Edson Valente, do portal Universo on Line (UOL), o professor da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), Minoru Ueda, autor do Competência Emocional – Quanto Antes, Melhor! (Editora Qualitymark) enumerou algumas gafes que devem ser evitadas no trabalho. Uma delas é quando o funcionário passa por cima do superior imediato e procura instâncias superiores para conseguir um reajuste salarial.

“Isso quebra o contrato psicológico de confiança entre o colaborador e o gestor”, disse o docente. Também há outros exemplos, como maneira de vestir-se ou cuidados com a aparência. “Há os que se vestem de uma forma muito ‘fashion’ em um escritório que não tem essa orientação. E os que derramam litros e litros de perfume”, completou.

O especialista também acrescentou que é necessário conhecer a política de organização da empresa, mesmo quando se tratar de uma entrevista de emprego. O preparo é uma forma eficaz de evitar a gafe e, consequentemente, uma oportunidade de contrato.

Evitar assuntos polêmicos também é recomendável, como uso de redes sociais no trabalho para tratar de temas como: religião, futebol, política, legalização das drogas ou aborto, já que o funcionário não sabe quem de sua empresa poderá ler seus perfis virtuais.

Veja as demais dicas no site do UOL.

Fonte: Edson Valente (UOL)

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