Conselhos também servem para professores que desejam montar cursos especializados
Conhecer bem as funções da sua área de atuação profissional e ter habilidade e vocação empreendedora podem oferecer know-how para a criação do seu próprio negócio. Mas, para isso, é necessário estar ciente do mercado em questão. Por isso, especialistas dão dicas para aqueles que desejam tornar-se empresários.
Os conselhos servem para quaisquer áreas, inclusive, para professores que desejam montar seus cursos especializados. “Todo grande empreendedor é um grande observador, é uma pessoa que aprende com facilidade e sabe analisar cada situação”, disse Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper).
Os especialistas afirmam que, mesmo os grande empresários, um dia começaram de baixo, e um dos exemplos citados é do fundador da rede China in Box, Robinson Shiba, que começou como lavador de pratos e entregador de pizzas.
Quem começa como empregado e aspira se tornar dono do próprio meio de produção, precisa aprender conceitos de gerenciamento, possuir alternativas para soluções de problemas, e ter novas visões de mercado, como aconteceu com o professor de Inglês, Fabio Ivatiuk, que decidiu abrir uma unidade da franquia InFlux English School, em Irati (PR).
Para Juliano Seabra, diretor de educação e pesquisa da Endeavor, órgão sem fins lucrativos de apoio ao empreendedorismo, pôr-se no lugar do chefe ou do cliente ajuda a identificar soluções positivas para os problemas na empresa. “É interessante o empresário pensar ‘se eu tivesse de resolver o problema agora, o que eu faria?’. A solução está na mão dele”, afirmou.
Na reportagem de Afonso Ferreira, do Uol, existem cinco dicas para se tornar seu próprio chefe: observação, contato, soluçoes, aplicação e saída. Para saber os detalhes de cada dica, acesse este link.
Fonte: Afonso Ferreira (UOL)