O ProfessorNews relembra uma proeminente profissional que revolucionou e tornou-se sinônimo de educação em vários países do mundo: Maria Montessori.
Nascida em Chiaravalle, no Norte da Itália, em 31 de março de 1870, Maria Montessori, filha de Alessandro Montessori e Renilde Stonppani, já veio ao mundo como uma provocadora, pois desde muito cedo contrariou a vontade dos pais sobre suas escolhas acadêmicas. Ainda menina, Maria Montessori desenvolveu uma grande aptidão nas matérias de Matemática e Biologia e, por isso, seus pais desejavam que a filha seguisse a carreira docente, mas ela tinha outros planos.
Ao atingir a maioridade, Maria Montessori se matricula na Universidade de Roma e, em 1896, tornou-se a primeira mulher na Itália a formar-se em Medicina. No entanto, logo seria arrastada para o mundo da educação, quando especializou-se em Psiquiatria, ao tratar de crianças com retardo mental. A jovem médica encarou como um desafio educar meninos e meninas que eram considerados “causas perdidas” pela sociedade.
Ao trabalhar com essas crianças, Montessori desenvolveu um método de ensino que baseava-se em trabalhos domésticos e exercícios motores contínuos, além de incentivar a autonomia das crianças. Seus esforços levaram-lhe a trabalhar com crianças ditas “normais” e Maria Montessori percebeu que outras portas lhes eram abertas. Posteriormente, graduou-se em Antropologia, Psicologia e Pedagogia.
A educadora passou a implantar um estilo próprio de ensino, em que o professor deveria instigar seus alunos a pensarem por si só, desde que lhes fossem dadas condições. Uma de suas frases tornou-se célebre: "a tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir”.
Os ensinos de Montessori tornaram-se famosos na Itália, o que levaram-na a fundar a primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças), no centro humilde de Roma. Mais tarde, a instituição contou com outras unidades espalhadas pelo país, e Maria Montessori foi nomeada para o cargo de inspetora de todas as escolas do país, pelo governo italiano, em 1922.
Os conceitos criados pela educadora tornaram-se conhecidos como Método Montessori, que prega a individualidade, atividade e liberdade do indivíduo como sujeito e objeto do ensino. Para Maria Montessori, a criança não é um aspirante a adulto, mas um ser completo, e sua participação na escola deve ser centrada nele, e não do modo tradicional, direcionada no professor.
Outro aspecto do método montessoriano é que a educação deve partir da curiosidade do indivíduo e não só no acúmulo e armazenamento de informações. Para isso, o professor deve aprender a desenvolver com seus alunos o potencial criativo juntamente com a vontade de aprender.
No método montessoriano, os alunos nas salas de aula não são postos em filas indianas, mas misturadas entre si, onde pesquisam em grupos e não apenas com um livro, mas com textos, apostilas e outras fontes. Hoje, a escola montessoriana aceita pesquisas na internet, por exemplo.
Devido ao crescimento do Regime Fascista na Itália, nos anos de 1930, Maria Montessori resolveu deixar o país em 1934 e adotou a Espanha como local de trabalho. Depois, passou por Ceilão (Sri Lanka), Índia e Holanda, onde faleceu aos 81 anos, em 1952.
Hoje, existem escolas montessorianas em todos os continentes do globo, e estima-se que no Brasil existam 100 instituições de ensino, entre básico e superior, que levam adiante as ideias de Maria Montessori.
Fonte: Márcio Ferrari (Educar Para Crescer)
Adaptado por: Alexandre César de Melo
Comentários
Fico no aguardo de novos nomes felicitando todos da equipe.
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