Estudo aponta que o número de novos graduados não acompanhe a necessidade de especialistas
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) realizou um estudo de atuação de mercado, e chegou à conclusão que, até 2014, haverá escassez de, pelo menos, 45 mil especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os dados foram colhidos em oito Estados da federação.
Das regiões em questão, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul terão espaço para 78 mil profissionais de TI nos três anos que virão. Mas a previsão é de que apenas 33 mil estudantes concluam suas graduações em TI nesse período. Já os Estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais contarão com oferta suficiente de especialistas para suprir o mercado.
Hoje, São Paulo é o que aparece com o quadro mais crítico, onde 14 mil profissionais foram admitidos em 2010, mas no mesmo ano, as instituições de ensino formaram apenas 10 mil. Outro dado preocupante para a área é que, só no ano passado, houve cerce de 87% de evasão nos cursos superiores em TI em todo o país.
A Brasscom também apurou que os vencimentos de um profissional de Tecnologia da Informação cresceram acima da inflação na maioria dos Estados, desde 2003. Nessa questão, o Distrito Federal e Pernambuco são exceções, onde a média salarial é de R$ 2.950.
Fonte: Letícia Arcoverde (Jornal Valor Econômico)
Comentários
Assine o RSS dos comentários