Governo quer implantar bibliotecas em todas as cidades do país até 2020

Ministra consegue convênios para início do projeto

Na terça-feira da semana passada (13), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assinou uma portaria que prevê 53 metas do Plano Nacional de Cultura para serem postas em prática até 2020, entre elas, a criação de bibliotecas públicas em todas as cidades da União. Além disso, ainda há a inclusão da disciplina de Cultura Brasileira na grade educacional do ensino básico, nas escolas públicas.

Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciada em 2010, 93,2% das cidades brasileiras tinham bibliotecas em 2009. Outra novidade é que o Plano Nacional de Cultura objetiva a admissão de 20 mil professores de Arte em escolas públicas, além de aumentar as vagas de graduação e pós-graduação de cursos relacionados à cultura.

“Vai sair do papel, garanto que vai. A política do Minc (Ministério da Cultura) é de ter editais voltados para isso e parcerias com os estados”, disse a ministra. Para o início do projeto, a ministra afirmou que convênios já estão sendo feitos e que uma parceria foi assinada semana retrasada, no valor de R$ 80 milhões. Indagada se teme pelo futuro do projeto em relação aos governos que ainda virão, Ana de Hollanda garantiu que o compromisso da educação é um dever do Estado.

“Não vai mais ser solto em cada Estado e isso é um plano para o Estado, não é para a minha gestão ou para a próxima. O próximo governo vai ter que incorporar isso pelo menos até 2020”, determinou.

Fonte: Globo.com

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado