Início do ano letivo em Harvard

Setembro é o primeiro mês de fall semester

harvard silvio 03.09 3Nos Estados Unidos, o ano letivo inicia-se em setembro e este começo é chamado de semestre de outono (fall semester). Os campi das universidades ficam bem movimentados com circulação de alunos veteranos e calouros.

Em Harvard, existe um dia determinado durante a semana anterior ao início do ano letivo, para fazer as mudanças para os alojamentos da universidade. Os principais alojamentos para os recém ingressantes ficam ao redor do pátio principal, chamado de Harvard Yard

harvard silvio 03.09 4No dia da mudança, os carros particulares, excepcionalmente, podem entrar nesse local para descarregar a mudança. Há uma tenda de recepção, além de áreas de recepção por prédio. Os pais e parentes vêm ajudar a descarregar a mudança e, evidentemente, não vão deixar de tirar muitas fotos.

Para conseguir um quarto nesses alojamentos, há um processo de seleção. E um aspecto interessante é que a sala do reitor fica no mesmo prédio de um dos alojamentos. Dizem que ele escolhe a dedo os estudantes que vão ocupar quartos nesse prédio, de forma que estejam entre os mais quietos.

harvard silvio 03.09 1Há algumas tradições em Harvard e uma delas é reunir todos os recém ingressantes para ouvir o discurso do reitor. Há a presença também de alguns ex-alunos e de professores nessa cerimônia, bem como a participação de uma banda que tocam músicas variadas. Após a cerimônia, tradicionalmente, são tiradas fotos com todos os 600 ingressantes na escadaria da maior biblioteca de Harvard.

Em um dos prédios mais antigos da instituição, existe um salão que dizem que se parece com aquela da escola de Hogwarts, do filme de Harry Potter. Pela tradição, exclusivamente os recém ingressantes podem tomar café da manhã nesse salão que é fechado à visitação, mesmo aos professores e aos funcionários de Harvard.

Texto e fotos: Equipe Professornews

 

 

Comentários   

0 # Rodrigo Paranhos 07-12-2015 23:00
Estou terminando o curso de Economia e pretendo me especializar em economia internacional.
Se eu fizer um curso de pós-graduação da Harvard University conseguirei aplicar o aprendizado no Brasil? Será que vale a pena?
Responder | Reportar ao administrador
0 # Equipe ProfNews 20-12-2015 09:59
Em Harvard, existe o programa de doutorado em economia. É um curso com o que há de mais avançado em teoria econômica. A maior parte dos egressos desse curso que estão no Brasil, trabalham em universidades, institutos de pesquisa, empresas de consultoria ou nos departamentos de pesquisa econômica de bancos, de forma que os fundamentos aprendidos no curso são aplicados à realidade brasileira.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado