MEC e Cade unem-se na regulação universitária

Mercadante crê que o processo de compra e venda de instituições privadas esteja acelerado

120px-Flickr - Ministrio da Cultura - Ministro Juca Ferreira inaugura na UnB espao que homenageado batizou Beijdromo 4Com a intenção de dar mais agilidade nas análises de abertura e fechamentos de instituições e cursos, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, trabalha para convencer o Congresso Nacional a aprovar a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).

Mercadante pretende também que o Congresso aprove o uso dos futuros royalties do petróleo para elevar o gasto público de 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. O objetivo do Ministério da Educação (MEC) também é possuir mais controle nos processos de compra e venda de instituições de ensino superior, firmando uma parceria com o Conselho de Administração de Defesa Econômico (Cade).

“Estamos tendo processos de fusão muito acelerados, temos instituições com mais de 500 mil matrículas. Isso tem implicação no processo pedagógico, exige atenção do MEC”, afirmou Mercadante, há três semanas, durante uma reunião com representantes de movimentos estudantis.

O ensino superior privado no país vive uma situação econômica crescente, apoiada por fusões e parcerias com grandes grupos da área, além de contarem com financiamentos de fundos de investimentos.

Fonte: Luciano Máximo (Jornal Valor Econômico de 02.12.12)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado