Estudante de 15 anos aprovada no Sisu consegue matrícula na UFMS

Universidade já havia passado por situação semelhante em 2011

A estudante Aline Gabriela Barbosa Pérez, de 15 anos, aprovada em Zootecnia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), conseguiu na Justiça o direito de ingressar no curso sem ter terminado o ensino médio. A decisão partiu de uma liminar concedida pelo desembargador Josué Oliveira, da 3ª Seção Cível do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS).

Estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, no bairro Amambai, em Campo Grande, Aline atingiu a 18ª colocação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2012, Aline cursaria o terceiro ano do ensino médio, mas agora poderá ingressar no ensino superior sem ter concluído a fase anterior. “Eu já estava um ano adiantada, agora vou ganhar dois anos. Estou muito animada e preparada para começar a faculdade”, disse Aline à Defensoria Pública.

Em situação semelhante e também no Mato Grosso do Sul, a estudante Isabel Tolentino, de 16 anos, conseguiu, também na Justiça, o direito de cursar Medicina sem ter concluído o ensino médio em junho de 2011. A menina, que vinha estudando o terceiro ano do ensino médio e o ensino superior ao mesmo tempo na UFMS, já tinha sido aprovada aos 15 anos em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS), mas decidiu desistir.

“Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido se gostava ou não do curso. Cursava o 2º ano durante o dia, mas à noite frequentava um curso preparatório para o Enem. Agora, com a decisão, estou aliviada e estudando menos”, disse Isabel, na época. (leia mais no UOL)

Fonte: UOL

Adicionar comentário