Professores falam sobre as peculiaridades do EaD

O ProfessorNews entrevistou dois professores da Universidade Mackenzie para falar sobre o EaD.

120px-InternetPara conhecermos mais de perto a realidade do Ensino a Distância (EaD), entrevistamos os professores Claudio Quirino Fiel e Marcelino David, da Universidade Mackenzie, que deram suas opiniões sobre essa nova modalidade de ensino.

Uma das questões mais instigantes é a diferença entre um aluno de curso por EaD e um de curso presencial. Sobre comparações entre um aluno de curso presencial e um de EaD, ambos os docentes concordam que existem particularidades, mas que o aluno de EaD tem a obrigação de ser mais empenhado e se envolver mais com o objeto de estudo, já que não conta com a interação física do professor. Outro fator destacado é que o estudante de EaD precisa ter uma disciplina mais rigorosa, já que é ele próprio quem determina seus horários de estudo e os bons resultados em provas e trabalhos são obtidos somente com muita dedicação e estudo.

 Quanto à diferença do professor de EaD em relação ao de curso presencial, segundo o Prof. Claudio Quirino, é a “sala de aula”, porque, enquanto um se encontra em uma sala física, o outro está em uma sala virtual, mas o conteúdo programático é igual nos dois casos. O Prof. Marcelino David acrescenta ainda que o professor de EaD precisa encontrar meios de manter seus alunos comprometidos e criar instrumentos de motivação para evitar ou minimizar a evasão desses alunos.

Justamente sobre essa questão, a de manter os alunos virtuais ativos durante todo o curso, os dois professores apontam que os docentes precisam tornar suas aulas atrativas e com assuntos atuais, motivando e incentivando a participação de seus alunos em debates e fóruns. “O professor deve estar sempre presente em fóruns, agendando chats, encaminhando mensagens, provocando discussões e utilizando, sempre que possível, as questões ‘abertas’ da atualidade”, afirmou o Prof. Marcelino David.

A opinião do Prof. Claudio Quirino não é muito diferente. “O professor precisa criar atividades em momentos específicos em que todos possam participar e estimular a competição criativa, apresentar estudos de caso, debates e outras atividades em sala virtual”, encerrou.

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