Rede social para cientistas tem mais de 1 milhão de usuários

Nova rede registra 30 brasileiros inscritos por dia

120px-InternetFacebook, Twitter e Orkut estão entre as redes sociais mais disseminadas e populares do mundo, mas uma novidade está chamando a atenção de uma classe em particular: os cientistas, professores e demais acadêmicos. Trata-se do ResearchGate, que já conta com mais de 1,3 milhão de usuários cadastrados.

A nova rede social funciona com a praticidade de um Facebook, mas em vez de trocar informações variadas, é destinada a intercomunicação de experiências de áreas de pesquisa ou de consulta de currículos científicos. A nova ferramenta também ajuda a encontrar especialistas por área de atuação.

Outro atrativo do ResearchGate encontra-se na categoria de oportunidades, onde é possível achar eventos acadêmicos de qualquer lugar do globo, assim como bolsas de empregos com mais de 13 mil vagas em variadas áreas da ciência. Assim como as demais redes, o ResearchGate é gratuito. A página foi idealizada pelo médico alemão Ijad Madisch, em 2008, quando concluía uma pós-graduação nos Estados Unidos e não encontrava uma solução para um problema.

“Grande parte dos recursos gastos em uma pesquisa acaba cobrindo experiências malsucedidas, que não ganham espaço nas publicações”, resumiu o cientista. Até o momento, conta-se, em média, 30 brasileiros inscritos diariamente no ResearchGate. Para mais informações, acesse a rede do ResearchGate.

Fonte: Agência Fapesp

Comentários   

0 # Arlene Alves 25-01-2012 11:14
Excelente a informação
Responder | Reportar ao administrador
0 # Roberta Vilela 17-02-2012 11:04
Expectativas...
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado