Mônica, de Mauricio de Sousa, completa 50 anos em 2013

Homenagens à personagem mais famosa do Brasil em todo o país

A baixinha, gorducha e dentuça mais famosa do Brasil completa 50 anos em 2013: Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, nascida em 3 de março de 1963, terá uma série de homenagens durante todo o ano em vários Estados do país.

A personagem, que leva o nome de uma das filhas do desenhista, é a mais conhecida de suas criações, mas não foi a primeira, pois o cãozinho Bidu e o seu dono Franjinha já estampavam tirinhas em alguns jornais de São Paulo. Em 1960, o Cebolinha já vinha desbancando em popularidade Bidu e Franjinha, do qual, a princípio, aparecia como coadjuvante.

No entanto, em 1963, apareceu a Mônica numa tira do Cebolinha, empunhando o coelhinho de pelúcia Sansão. O sucesso foi enorme, tanto que o garoto de “cabelos espetados” também passou a viver na sombra da amiga, mas tentando destroná-la com seus “planos infalíveis”.

A Turma da Mônica conseguiu uma estrondosa aceitação de público.Desde a primeira revista, lançada em 1970, conquistou gerações e foi responsável pelo aprendizado da leitura de muitas crianças no Brasil. Mônica também foi a primeira personagem a ser nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como também possui os títulos de embaixadora da cultura e do turismo brasileiros.

Intitulada de O Ano da Dentuça, a série de homenagens contará com exposição Sansão Também Faz 50 Anos, sob o olhar de vários desenhistas, no Memorial da América Latina, em São Paulo; a apresentação da peça Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica, no Rio de Janeiro; além de novidades nos quadrinhos e no site da revista, e ações promocionais com parceiros da Mauricio de Sousa Produções.

Para conferir toda a programação, os fãs podem consultar nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, e Tumblr.

Fontes: Jal Comunicação e Way Comunicações

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado