Sexta, 11 Outubro 2013 00:00

Aulas digitais de Matemática com ferramentas em 3D interativas

By
Rate this item
(0 votes)

O aplicativo permite que professores lecionem os conteúdos das disciplinas com ampla visão de realidade

evobooksA EvoBooks, editora digital que desenvolve conteúdo curricular interativo, publicou dois novos livros-aplicativos, com ferramentas 3D, para educadores e professores aplicarem a metodologia de aulas digitais no dia a dia das salas de aula: Sistema Solar e Matemática.

O livro-aplicativo sobre o Sistema Solar abrange desde a teoria do Big Bang (na qual o universo foi formado após a grande explosão) até a estrutura interna dos planetas e do Sol. Com isso, alunos e professores podem desvendar os grandes mistérios astronômicos, visualizando modelos completos de todos os planetas, incluindo a visão das estruturas internas e diferenciação de cada um deles.

Outro recurso é poder observar as principais fases da Lua, como o maior satélite natural interfere na formação das marés e o porquê do eclipse. O aplicativo também permite entender a dinâmica terrestre e a interação com o Sol, como radiação, diferenciação de dia e noite e as estações do ano.

Gustavo Rahmilevitz, sócio-fundador e diretor de Produtos da EvoBooks, explica a importância do conteúdo. “Entender o universo, os planetas, suas dimensões e as interações é algo bem complexo para os alunos e explicar tais conceitos, apenas com o auxílio de desenhos estáticos, torna ainda mais difícil a tarefa do professor. Por isso, desenvolvemos uma ferramenta interativa e dinâmica, que permite ao educador mostrar a real visão dos planetas e motivar o aluno a descobrir o conteúdo, enriquecendo a aula e o aprendizado na sala de aula”, comenta o executivo.

Já o ensino de Matemática é uma preocupação constante dos professores brasileiros, principalmente pela frequente dificuldade em compreensão da disciplina. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2011, o aproveitamento acadêmico em matemática dos alunos do 3º ano do Ensino Médio era de 10,3%, índice muito distante da meta de 19,6% estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o período. Os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental também obtiveram médias abaixo do esperado pelo MEC: 16,9%, ante o estimado de 25,4%.

Pensando em uma forma de auxiliar o professor a engajar o aluno no aprendizado desta disciplina, a EvoBooks desenvolveu o livro-aplicativo em Matemática, focado no conteúdo de Geometria Euclidiana e Espacial, que permite aos alunos e professores explorarem os conceitos geométricos de pontos, retas, planos, polígonos e sólidos – incluindo as fórmulas aplicadas e demonstração dos principais fundamentos e teoremas. O livro-aplicativo possibilita que os usuários criem e transformem as formas geométricas, alterando todas as variáveis envolvidas e visualizando os resultados diretamente nos modelos tridimensionais.

“A nossa preocupação é oferecer aos professores, sejam eles da rede pública ou privada, ferramentas que possibilitem engajar os alunos no estudo de uma das disciplinas mais complexas, e exigidas na vida adulta, essencial para a maturidade e desenvolvimento acadêmico dos jovens brasileiros”, destaca Rahmilevitz.

Fonte: NR-7 Comunicação