Novo tratamento amplia sobrevida em casos de câncer de próstata

Centros de vários locais do mundo estão acompanhando a eficácia da terapia

No dia 11 de junho, um grupo de cientistas anunciou, durante a reunião anual da Society of Nuclear Medicine, em Miami-EUA, uma nova terapia para pacientes com câncer de próstata em estágio avançado, que apresentem tumores espalhados nos ossos. A expectativa é que o novo tratamento possa prolongar a vida dos pacientes.

Em casos de metástase em câncer de próstata, o esqueleto é afetado com a propagação de tumores. Pensando nisso, os cientistas idealizaram um novo tratamento com uso de radioisótopos. Nele, é usado cloreto de rádio-223, que combate as metástases no sistema esquelético com fortes partículas alfa que eliminam os tumores.

“O rádio-223 oferece uma abordagem nova para o tratamento de metástase óssea. Ele trata sistemática e simultaneamente múltiplas áreas atingidas pela doença e tem se mostrado muito bem tolerado pelos pacientes. O risco de supressão da medula óssea é baixo mesmo em pacientes submetidos a intensa quimioterapia”, explicou Valerie Lewington, professora no King’s College London e um dos autores do estudo.

A nova terapia encontra-se na fase 3, o que significa que centros de vários locais do mundo estão estudando sua eficácia.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado