Cérebro começa a declinar aos 45 anos, diz estudo

Estudo vai de encontro a pesquisas anteriores, que apontava o início do declínio aos 60 anos

120px-StructuralA University College, de Londres, realizou uma pesquisa sobre a funcionalidade do cérebro e, segundo seus dados, as funções do órgão podem começar a se deteriorar a partir dos 45 anos. O trabalho foi publicado na revista científica British Medical Journal, após 10 anos de pesquisas, onde foram avaliados quase 5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres com idade entre 45 e 70 anos, todos funcionários públicos britânicos.

As análises se basearam no estudo da memória, o vocabulário e as habilidades cognitivas, e os cientistas perceberam que houve um declínio de raciocínio mental em 3,6% entre homens e mulheres com idades entre 45 e 49 anos. O estudo vai de encontro às percepções anteriores, que apontava que o declínio cognitivo iniciava-se após os 60 anos de idade.

"É importante identificar os riscos cedo. Se a doença começou em um indivíduo nos seus 50 que só começa a ser tratado nos 60, como fazemos para separar causa e efeito?", indagou o professor Archana Singh-Manoux, do Centro de Pesquisas em Epidemiologia e Saúde da População, na França, que conduziu a pesquisa na instituição londrina.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado