Novo método identifica câncer de mama a partir de raio X

Cientista garante 100% no método de identificação de tecidos

106px-PET-imageO médico e físico André Luiz Coelho Conceição, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), desenvolveu uma nova técnica que pode identificar o câncer de mama, através de radiação espalhada pela mama quando exposta a exames de raio-X. Antes, esse procedimento era evitado por limitar a nitidez de imagem nas amostras de mamografia. Sobre o método na identificação de tecidos na mamografia, o cientista argumentou que seu método é bastante eficaz.

“O nosso modelo conseguiu identificar corretamente 100% das amostras. Elas foram classificadas como normais, malignas ou benignas”, avaliou.

André Luiz considerou vários métodos para diagnósticos do câncer de mama, e o que se mostrou mais exato foi o chamado Análise Multivariado. Esse método consiste na variável usada para o agrupamento de amostras: o momento transferido.

O espalhamento é estudado como função de grandeza chamada “momento transferido”. Seria como uma medida de força. A força é a relação entre massa e aceleração, o momento transferido é a relação entre o ângulo do espalhamento e a energia dos raios X.

“Na prática, o espalhamento nada mais é do que uma contagem da radiação espalhada, que contamos por fótons, em função do ângulo de espalhamento e da sua energia da radiação espalhada”, explicou. Para saber mais, contate pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Agência USP de Notícias

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado