Cozinhas sustentáveis: novo conceito no lar

Funcadi apresenta circuito de palestras Café Filosófico

funcadi ambienteO Instituto Carlos e Diva Pinho (Funcadi) promove o circuito de palestras Café Filosófico, todas as quintas-feiras, no bairro do Pacaembu, em São Paulo, com temas diversos, como por exemplo: história da arte, prevenção de doenças de animais e curso de maquiagem.

Na última quinta-feira (12), a designer de cozinhas Yara Cianci apresentou uma amostra sobre Cozinhas Sustentáveis e estratégias modernas para esse setor do lar que, segundo ela, é o mais importante da casa.

“Todas as palestras são realizadas com a cooperação da classe acadêmica e sociedade em geral. Em outra semana, fomos procurados por donos de um haras, que queriam abrir discussões sobre a Leishmaniose, que é uma doença que mata os animais. O evento serviu para que até os donos de animais domésticos ficassem alertas para evitar que seu bicho de estimação sofra com isso”, resumiu Plínio Rangel Pestana, secretário geral do Funcadi.

funcadi yara cianciNa ocasião da palestra Cozinhas Sustentáveis, a especialista Yara Cianci (foto) argumentou sobre a história das cozinhas nos lares brasileiros desde a época do Brasil-Colônia até os dias de hoje. Confira a entrevista que a designer concedeu ao Professornews.

Professornews: O que viria a ser uma cozinha sustentável?

Yara Cianci: Há uma tendência hoje em dia de criar ambientes sustentáveis. Aqueles que ignorarem essa vertente, com certeza, ficarão para trás. É importante que as pessoas saibam o quanto é necessário reaproveitar materiais ao invés de reciclá-los. Esse piso em que estamos é feito de concreto com cacos de vidro. Eu aconselho as pessoas a utilizarem os melhores materiais de cozinhas, assim como eletrodomésticos, de acordo com suas necessidades. Hoje, é possível termos materiais que durarão 20 ou até mesmo 30 anos.

Professornews: E quais serão as maiores vantagens de uma cozinha sustentável?

Yara Cianci: Baixo custo de energia elétrica, já que é o cômodo da casa que mais se consome eletricidade por conta da geladeira, fogão e outros utensílios, assim como o uso da tecnologia. Já temos cozinhas que praticamente funcionam sozinhas. A cozinha é considerado o cômodo mais importante de uma casa.

Professornews: Aproveitando o assunto, antigamente, a cozinha era um ambiente em que a família se reunia para fazer as refeições junta, mas hoje é bastante diferente, e mesmo assim a senhora considera a cozinha o ambiente mais importante?

Yara Cianci: Sim, porque esse hábito dos novos tempos já está entrando em desuso. As famílias voltaram a se reunir em volta da mesa para as refeições e para conversar sobre seu dia a dia. Isso porque se descobriu o prazer de cozinhar, virou terapia, inclusive, entre os homens. Existem muitos gourmets que são melhores que as mulheres e, antes, a cozinha era um espaço feminino e a entrada do mundo masculino era limitada.

Professornews: Como na moda do vestuário, as indústrias ditam as tendências das roupas, e as pessoas são meio que reféns desse processo. No mercado de eletrodomésticos, as indústrias estão aos poucos trocando as tradicionais geladeiras brancas pelas de tom cinza. O que a senhora acha disso?

Yara Cianci: Não vejo bem como uma imposição das indústrias. De fato, estão trocando as brancas pelas de inox, mas isso também vai ao gosto da pessoa. Não acredito que a moda seja ditada, a moda está no gosto de cada um. Eu já montei uma cozinha cor-de-rosa para uma cliente que vivia sozinha, pois ela adora essa cor. Em outros casos, fiz outras de tons escuros, pesados, que são mais ou menos do gosto masculino.

A Funcadi fica na Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu. Tel: (11) 3862-1925. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira os eventos a seguir: 19/04 -19:30h - Elza Ajzemberg - Palestra cultural: Roma Imperial; 26/04 - 20:00h - Ronaldo Esper - A história do Batom; e 09/05 - Instituto Zuzu Angel - moda e sustentabilidade. Para saber mais, acesse o site da Funcadi.

Texto e fotos: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado