Como alcançar a sustentabilidade financeira

A dica é poupar agora e resgatar o investimento no futuro

Isabel Moreira Lyra (*)

isabel lyra jornalismo mackenzieNos últimos tempos, nos acostumamos a ouvir a palavra "sustentabilidade". Muitas vezes, nosso pensamento nos remete ao meio ambiente, proteção, reaproveitamento de matérias, entre outras coisas. No entanto, a sustentabilidade pode englobar inúmeras partes de uma sociedade, como a financeira, por exemplo.

Você sabe o que é sustentabilidade financeira e por que ela está tão em alta? Há bons motivos para que o modelo de negócios pessoais ou empresarial seja financeiramente sustentável.

Em uma empresa, o modelo de negócios financeiramente sustentável é alcançado através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa. Entra naquela pauta que chamamos de reaproveitamento, mas, nesse caso, é o reaproveitamento do dinheiro.

O modelo passou a ser um conceito entre empresas de todo o mundo, inclusive pela vantagem competitiva; afinal, você recupera tudo aquilo que gasta.

A sustentabilidade financeira pessoal não é diferente. Você também pode recuperar tudo aquilo que gasta através de uma gestão de negócios e planejamentos. Basta estar engajado e seguir algumas dicas. Uma delas é usar uma planilha para o controle de gastos, em que você lança tudo que gastou e pretende gastar no mês, para controlar para onde está indo seu dinheiro e o que pode ser feito com ele.

Segundo a bankfácil, existem três vantagens claras em se usar uma planilha para manter esse controle: a primeira é que, com uma planilha de controle, você poderá conhecer a fundo suas receitas e gastos, e assim pode planejar-se para economizar dinheiro, analisando quais áreas estão demandando gastos excessivos e desnecessários.

A segunda vantagem é poder quitar seus débitos e prevenir contra um endividamento. Com a planilha, você saberá exatamente o quanto gasta e, o mais importante: o quanto pode gastar. Não ultrapassando esse limite, sobra dinheiro para quitar as dívidas, além de diminuir as possibilidades de ter que assumir uma nova dívida.

A terceira vantagem é poder planejar o futuro. O brasileiro não costuma pensar no futuro, mas isso é extremamente importante. Uma planilha de gastos o deixará a par de toda a sua situação financeira, podendo economizar o que sobrar para o futuro, como a compra de uma casa própria, um carro novo, uma viagem ou separar uma parte para fazer um plano de previdência. Fale com o gerente de seu banco e pergunte sobre os planos que pode oferecer-lhe, para obter dicas úteis.

A sustentabilidade financeira está ligada a isso, a poupar agora e recuperar o investimento no futuro, com ganho adicional. Ela nada mais é do que uma recuperação de um investimento com ganho adicional (juros) e que está relacionada ao tempo.

 

(*) Isabel Moreira Lyra cursa bacharelado em Publicidade e Propaganda com ênfase em criação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Trabalha como freelancer e escreve por simples gosto e diversão.

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado