Volta às aulas: fracionar a compra é uma das opções para economizar com material escolar

Professor de economia dá dicas para economizar

dinheiro201201061Fracionar a compra da lista de material escolar pode ser uma boa opção para economizar na volta às aulas. A dica é do economista e professor da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves.

“As listas normalmente são muito extensas, inclusive a de livros. É possível, com a ajuda da escola, selecionar o que é mais necessário neste primeiro mês de aula e fazer a compra em duas etapas. Os itens restantes podem ser adquiridos em fevereiro, quando o orçamento já está menos comprometido”, explica.

Gonçalves afirma que outro ponto muito importante nesse momento é a pesquisa. Existem diversos tipos de comércio e os preços diferem em cada um deles. “Normalmente lojas especializadas ou varejistas têm valores mais acessíveis”, aponta. “As lojas de shopping costumam ter um custo maior”.

No caso dos livros, o ideal é buscar as lojas das próprias editoras, evitando intermediários. As compras online também têm sido atrativas, desde que feitas em sites conhecidos e confiáveis.

Abaixo, algumas dicas do economista:

1)   verifique o que é possível aproveitar dos anos anteriores;

2)   dedique tempo à pesquisa de preços;

3)   verifique se o colégio de seus filhos organizará feiras de livros e materiais; essas feiras são boas oportunidades para economizar;

4)   Se possível, fracione as compras;

5)   Tente organizar compras conjuntas em estabelecimentos varejistas;

6)   E, se conseguir, evite levar as crianças no momento da compra.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Trevisan Escola de Negócios

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado