Evento na Anhanguera abordou a educação financeira como ferramenta para a qualidade de vida

Palestrante e autor de livros faz palestra sobre finanças e qualidade de vida

anhanguera3Para o professor de  Finanças e consultor empresarial, Masakazu Hoji, as técnicas de finanças que gestores de empresas aplicam em suas organizações têm muito a ver com a administração financeira familiar. O tema foi discutido durante a Semana de Administração e Ciências Contábeis, realizada na Universidade Anhanguera, campus São Caetano (SP), na última terça-feira 10 (na foto 1, o palestrante e a Professora Rita de Cássia Terence).

Na plateia, 150 alunos de Administração e Ciências Contábeis, mais professores e coordenadores de cursos, ouviram a palestra sobre como planejar para viver feliz. A palestra mostrou que técnicas de gestão do cotidiano de empresas podem fazer parte do portfólio de ferramentas que qualquer pessoa aplica para fazer gestão de seu próprio investimento.

Durante a palestra, o Professor Hoji traçou uma linha evolutiva da vida média de um cidadão brasileiro, mostrando o período de tempo em que uma pessoa é dependente dos pais, passando pelo período de estudos, trabalho, aquisição de patrimônios, até chegar à aposentadoria.

“Muitas pessoas sonham em se tornar ricas da noite para o dia, mas vou adiantar que não existe milagre, nem fórmula mágica para isso. Se você não acertar na loteria, casar com alguém rico ou herdar uma fortuna de um tio sem filhos, por exemplo, você tem que arregaçar as mangas, estudar e trabalhar. E como isso se concretiza? Com planejamento e controle financeiro”, disse.

Para o professor, os ganhos financeiros e o patrimônio de uma família devem ser cuidadosamente administrados, para não sofrer desvalorização e aumentar cada vez mais.

“Da mesma forma que uma pessoa tem seu ciclo financeiro, uma empresa nasce, cresce e morre. A longevidade da empresa depende muito da qualidade da gestão. Isso é uma triste realidade, porém real. Já conheci muitos casais que se separaram por causa de desentendimentos em que (a falta de) dinheiro era a causa de tudo. Uma solução para ter boa qualidade de vida é saber determinar seus objetivos, trabalhar por eles e realizá-los. Não adianta ter a melhor ideia do mundo se não puser em prática. Para isso, é necessário saber poupar, ter disciplina e autocontrole, gerenciar bem o investimento, acompanhando de perto o que está ocorrendo com seu investimento. Se não der para comprar um smartphone, por exemplo, compre um aparelho mais barato, e por aí vai...”, argumentou.

Durante o evento, o Professornews conversou com uma das organizadoras do evento, a professora Rita de Cássia, professora da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária.

Professornews. Sobre o planejamento financeiro, em geral, os jovens conseguem manter uma disciplina para economizar?

Rita de Cássia. Os jovens não têm visão do futuro a longo prazo; comumente, apenas de consumir. A ideia do evento é que os alunos tenham consciência da importância de planejar a vida financeira, através dos discursos dos profissionais convidados.

Professornews. Com a economia forte do Brasil atual, a senhora acredita que as pessoas estejam gastando em produtos que anteriormente não podiam consumir, e essa ânsia de consumo passou para a nova geração?

Rita de Cássia. Sem dúvida. Nos anos de 1980, passamos por um período em que tínhamos que estocar comida, tivemos crise do leite, da carne e de outros produtos e não sobrava para supérfluos. Tenho um amigo que disse “Quero dar aos meus filhos o que eu não pude ter na infância”. Vejo que, hoje, as pessoas preocupam-se em comprar o que desejam e, se há uma sobra financeira, tratam de gastar também e não se preocupam em economizar. Estamos numa época de consumismo desenfreado.

anhanguera2Durante o evento, o Professornews conversou também com os professores, coordenadores e estudantes sobre o mercado de trabalho, especializações acadêmicas, aspirações profissionais e patrimônio (na foto 2, os Professores Carlos Alberto Afonso, Rita de Cássia Terence e Ricardo de Souza Gouveia).

Professornews. Qual a importância desse evento para os estudantes?

Ricardo de Souza Gouveia, coordenador do curso de Administração. Além de comemorarmos o Dia do Administrador e do Contador, oferecemos essa palestra aos estudantes que poderão ter contato direto com profissionais altamente gabaritados nas áreas de finanças e administração. Nossa ideia é mostrar as novidades nesses campos, como técnicas e práticas de trabalho, visão do mercado de trabalho e modelos inovadores de atuação administrativa nas empresas.

Professornews. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Como a universidade aconselha os seus estudantes nesse aspecto?

Ricardo de Souza. Essa é uma preocupação diária da nossa universidade. O que está acontecendo atualmente no Brasil é uma concorrência como nunca antes vista, exigindo cada vez mais cedo experiência dos jovens, assim como cursos de especialização, proficiência em idiomas, que tenham realizado intercâmbios etc. O mercado de trabalho não está mais querendo profissionais multi-especialistas, mas altamente gabaritados em uma área, para que possam desempenhar bem suas funções. Nós aconselhamos que não deixem de estudar, que façam pós-graduação e o máximo de cursos que puderem.

Professornews. Em algum momento, seus alunos demonstram interesse em se tornar professores?

Ricardo de Souza. Muito poucos, quase nenhum. Nós oferecemos cursos gratuitos à comunidade, como fundamentos administrativos; técnicos, como de auxiliar de Recursos Humanos; e de Direito Tributário, que são ministrados pelos alunos, para já irem treinando a carreira docente. Mas claro, só aqueles que demonstram ter boa oratória e perfil de educador continuam na área.

Foram entrevistados também estagiários e estudantes que participaram do evento.

Professornews Qual o seu sonho para quando terminar a faculdade, e quais foram experiências adquiridas no evento?

anhanguera1Wanele Santos da Silva, estagiária da Anhanguera e estudante do 6º período de Administração. A experiência está sendo muito positiva. Estou tendo contato com os palestrantes e está havendo uma troca de ideias maravilhosa. Pretendo fazer uma pós-graduação em Administração Financeira e trabalhar como consultora de Recursos Humanos (na foto 3, Wanele Santos da Silva).

Professornews Como você se planeja financeiramente, e quais seus planos depois que se formar?

Savana Petrillo, 5º período de Administração. Eu consigo ser controlada, não tenho cartão de crédito nem talão de cheques. Quando planejo fazer uma compra mais cara, pesquiso e tento comprar a vista, para conseguir descontos. E, caso eu não consiga, espero mais um tempo para comprar. Profissionalmente, desejo atuar na área de auditoria contábil, fazer uma pós-graduação, prestar consultoria na área. Mas não planejo dar aulas um dia; pelo menos, não é o meu interesse.

Professornews. Como as palestras do evento irão contribuir para sua formação acadêmica e profissional?

anhanguera4Leandro Miguel da Silva, 6º período de Administração. Eu trabalho numa montadora de carros, na área de produção, e as palestras sobre planejamento e estratégia financeira estão sendo uma ótima fonte de informações para a continuação da minha carreira, que pretendo seguir. Futuramente, quem sabe, pretendo dar aulas numa universidade, porque quero dar minha contribuição, além de fazer troca de experiências com pessoas mais novas (na foto 4, Savana Petrillo e Leandro Miguel da Silva).

ProfessorNews Já que você é da área automotiva, acha que é justo o valor que o consumidor paga num carro novo?

Leandro Miguel Não, de jeito nenhum. Acredito que o preço pago pela produção de um carro feito no Brasil é justo, mas o que prejudica o consumidor são as tributações; paga-se impostos demais e o carro torna-se caro por isso.

 

Fotos e reportagem: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado