Quem já não sonhou em "comprar franchising" e ganhar dinheiro com o negócio?

Existem variadas franquias na área de ensino

Masakazu Hoji

dinheiro201201061O franchising desperta grande interesse das pessoas, empresários ou não, e existem diversos títulos sobre o assunto. O formato organizacional de franchising (ou franquia) vem se consagrando como importante ferramenta mundial na comercialização e distribuição de produtos ou serviços.

Resumindo, franquia ou franchising é um sistema de negócio, no qual o franqueador (detentor da marca ou método) cede ao franqueado (parte autorizada a explorar a marca e método), mediante um contrato, o direito de uso de marca e/ou modelo do negócio, sendo remunerado direta ou indiretamente, por meio de royalties, fees ou preço do produto distribuído, sem caracterizar um vínculo empregatício.

Ao longo dos anos, o sistema de franquias evoluiu, e o apoio e as garantias oferecidas pelo franqueador tornaram-se mais abrangentes, de modo que as franquias são classificadas em gerações, de acordo com o nível do suporte que é fornecido pela empresa franqueadora à franqueada.

As franquias de primeira e segunda geração são também denominadas franquia de marca e produto, uma vez que preveem apenas a concessão de direitos de uso de marca e de comercialização de produtos e/ou serviços.

Exemplos de franquia de marca e produto:

       - engarrafadoras (Coca-Cola, Pepsico etc.);

       - revendedores de combustíveis (Petrobras, Shell, Ipiranga etc.);

       - concessionárias de veículos (GM, Toyota, Honda, Volkswagen etc.).

As franquias de formato de negócio, ou de terceira geração, são negócios testados e, neste tipo de franquia, o franqueador transfere conhecimento do modelo de gerenciamento do negócio ao franqueado.

Exemplos de franquia de negócio formatado (business format franchising): 

       - alimentação (McDonald's, Bob's, Subway, KFC, Casa do Pão de Queijo etc.);

       - cosméticos(O Boticário, Natura etc.);

       - ensino (Kumon, Yázigi, Microcamp, Wizard etc.).

Segundo, Silva e Azevedo (2012, p. 33), na quarta geração, a denominada learning network franchising, classificação desenvolvida e adotada apenas no Brasil, o franqueado contribui também no planejamento estratégico da rede, bem como nas atividades de pesquisa e de desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologia.

Bibliografia:

franchising2018SILVA, Vivan Lara dos Santos; AZEVEDO, Paulo Furquim de (organizadores). Teoria e prática do franchising: estratégia e organização de redes de franquia. São Paulo: Atlas, 2012.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado