Último mês para aplicar em PGBL para dedução na Declaração de IR 2012

O valor aplicado no PGBL pode reduzir o valor do IR a pagar

120px-lion2010 2Fabio Azuma Susaki (*)

A época da Declaração de Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, se aproxima. Segundo a legislação, o valor aplicado no Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) pode ser utilizado para deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até o limite de 12% da renda bruta obtida no ano-base.

Portanto, torna-se interessante para quem vai realizar aplicação até o fim do ano, mas é importante ressaltar que a dedução da base de cálculo do IR é somente uma das várias características atribuídas a esse produto. E, quando pensamos com objetivo de aposentadoria, a visão para resgatar o recurso investido deve ser sempre de longo prazo.

Existe também o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), que pode ser utilizado para planejamento complementar de previdência privada, tal como no caso do PGBL, porém o valor aplicado não pode ser utilizado para dedução da base de cálculo do IR.

Aqui estão algumas dicas para realizar um bom investimento:

1º Lembre-se: aposentadoria é um projeto. Planeje o quanto antes para não afetar sua qualidade de vida e sim, melhorar.

2º Programe aplicações para valores que não serão utilizados antes do início da aposentadoria.

3º Cuidado: para investir a curto ou médio prazo, deve-se avaliar outras aplicações e que se adequem melhor ao seu perfil de investidor.

4º As instituições financeiras possuem metas agressivas para a venda de planos de previdência privada. Solicite a isenção da taxa de carregamento sobre as contribuições; caso não seja aceita,procure outras instituições.

5º Existem outros produtos para planejar o futuro. Procure, de preferência, um consultor financeiro que possua, no mínimo, a certificação CPA-20 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Para mais informações, acesse: www.azumainvestimentos.com.br

(*) Fabio Azuma Susaki é consultor de Valores Mobiliários

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado