Canto da Chuva (xviii): professora liberal arregaça as mangas e mostra às alunas conservadoras o que significa “aluno”

Aproveite a sexta-feira para dar uma passadinha no seu cantinho de cultura e lazer

A edição do Canto da Chuva desta semana traz a estória de uma professora que ousou mudar o conceito de conservadorismo de uma escola que ensinava suas alunas que a mulher deveria apenas ser uma boa mãe e boa esposa; um filme sobre o Bandido da Luz Vermelha, interpretado pelo cantor Ney Matogrosso; dica de uma coleção de livros de Direito; uma canção de Lamartine Babo que fez sucesso na década de 1930; e uma piada para descontrair seu dia.

CLAQUETE: O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile – EUA, 2003)

Filme recheado de estrelas, que tem em cena Julia Roberts (Uma Linda Mulher), Julia Stiles (Louco por Você), Maggie Gyllenhaal (Batman, o Cavaleiro das Trevas) e Kirsten Dunst (Homem-Aranha). A obra é ambientada no início da década de 1950, quando as famílias de classes mais abastadas dos Estados Unidos ainda eram regidas por hábitos e tradições rígidas. E é com esse ambiente que a professora de História da Arte, Katherine Watson (Julia Roberts) se depara ao chegar na Wellesley College, na Califórnia, que é uma renomada instituição feminina conhecida por formar mulheres cultas, mas com o propósito de torná-las não mais do que boas esposas e mães. Graduada na liberal Universidade de Berkeley, Watson sente dificuldades em mostrar novos horizontes para sua classe, já que seus métodos de ensino e maneira de pensar começam a incomodar a direção da escola, inclusive, suas próprias alunas. O Sorriso de Mona Lisa tem roteiro assinado por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, com direção de Mike Newell.

EM CARTAZ: Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha – Brasil, 2012)

Segunda versão cinematográfica que conta a história de João Acácio Pereira da Costa (1942-1998), mais conhecido como o Bandido da Luz Vermelha (Ney Matogrosso), que assaltou inúmeras mansões da cidade de São Paulo, na década de 1960. O filme não é uma continuação da obra de 1968, mas uma visão do bandido, que já se encontra preso numa penitenciária de segurança máxima, enquanto seu filho, Tudo ou Nada (André Guerreiro) continua a obra do pai, com assaltos, estupros e aproveitando a vida com o dinheiro roubado. Embora não seja uma “parte II”, o filme tem roteiro de Rogerio Sganzerla (1946-2004), e conta com a excelente interpretação do cantor Ney Matogrosso. A direção é de Helena Ignez e Ícaro Martins. Veja onde o filme vai passar na sua região, no site Guia da Semana.

PAPIRO: Coleção Saberes Direito (Vários autores. Editora Saraiva). Moderna e prática, a Coleção Saberes do Direito abrange as principais disciplinas do curso. Longe de ser "mais uma", esta obra representa a intersecção entre o conceito clássico de livro (impresso) e o conteúdo net, em que serão encontradas atualizações legislativas, jurisprudenciais e doutrinárias. O conteúdo elaborado pelos melhores professores alia-se à vantagem de colocar o leitor em contato com a realidade do Direito de hoje.

UM MOMENTO DE CULTURA: Serra da Boa Esperança

Serra da Boa Esperança, esperança que encerra

No coração do Brasil um punhado de terra

No coração de quem vai, no coração de quem vem

Serra da Boa Esperança meu último bem

 

Parto levando saudades, saudades deixando

Murchas caídas na serra lá perto de Deus

Oh, minha serra eis a hora do adeus vou-me embora

Deixo a luz do olhar no teu luar

Adeus

 

Levo na minha cantiga a imagem da serra

Sei que Jesus não castiga o poeta que erra

Nós os poetas erramos, porque rimamos também

Os nossos olhos nos olhos de alguém que não vem


Serra da Boa Esperança não tenhas receio

Hei de guardar tua imagem com a graça de Deus

Oh, minha serra eis a hora do adeus vou-me embora

Deixo a luz do olhar no teu luar

Adeus

Canção de Lamartine Babo, gravada em 1937 pelo Rei da Voz Francisco Alves, tendo alcançado enorme êxito. Serra da Boa Esperança foi interpretada por muitos outros cantores. Confira também na versão de Sílvio Caldas. A dica do Professornews é acompanhar a letra, enquanto escuta a música.

PIADAS E ANEDOTAS:

Em Cuba, uma professora mostra aos alunos um retrato do ex-presidente norte-americano George Bush, e pergunta:

- Quem é essa pessoa?

Os alunos entreolharam-se e nada disseram.

- Eu vou dar uma dica, é por conta dele que nós estamos passando fome e outras necessidades, além da falta de liberdade – disse a professora.

- Ah, mestra, é porque sem a barba e o uniforme, a gente não consegue reconhecer...

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado