Descubra os segredos escondidos nos parques à sua volta

Um ambiente de fazenda escondido na metrópole

Masakazu Hoji (*)

Cocoricó. Piu-piu-piu. Cocoricó. Quá-quá-quá...

galinha-dangola20120324 175348Galos, galinhas, patos, galinhas d'angola, marrecos... As aves passeiam despreocupadamente entre a multidão que também passeia nas ruas do parque.

As construções lembram as casas da fazenda... de antigamente.

casa20120324 174947De repente, senti-me transportado para um ambiente totalmente diferente daquele em que me encontrava há alguns minutos. Sentimentos indefinidos me invadiram. Saudades, nostalgia... Pareceu-me ter voltado no tempo e encontrar-me em um lugar longínquo da metrópole em que vivo.

Passo na frente desse parque há algumas décadas, dirigindo o meu automóvel na avenida sempre movimentadíssima, mas nunca tive a curiosidade de me adentrar nesse paraíso... até hoje.

A correria da cidade grande, o trânsito infernal e a preocupação para "não atrasar muito" nos compromissos fazem-nos deixar de perceber e aproveitar a vida, a beleza que existe perto de nós.

Aproveitando a minha estada nesse local, resolvi fazer um "tour" por outras áreas do parque. Encontrei um pequeno bosque formado por diversas árvores da flora brasileira. Muitos exemplares dessa flora aparecem na História do Brasil.

No pequeno e agradável bosque, diversos exemplares de pau-brasil "desfilam" ao lado de jatobá, ipê-roxo, ipê-amarelo, uvaia e ingá, entre outros exemplares da flora brasileira e de outros continentes. Produziam sombras refrescantes em um dia bastante quente.

Onde fica esse parque? Talvez esteja a poucos minutos de onde você mora. Procure e desfrute os prazeres que os parques podem lhe oferecer. Não custa nada, apenas a sola do sapato.

pau-brasil20120324 175929Curiosidades sobre o pau-brasil. É a árvore-símbolo nacional e deu origem ao nome do País. O nome científico é Caesalpinia echinata. Era abundante na mata atlântica, mas sua exploração exagerada está levando a espécie à extinção. É uma árvore que possui corante vermelho, que era usado para tingir tecidos e era muito valorizado na Europa da época do descobrimento do Brasil. Atualmente, é utilizado como planta ornamental e sua madeira é empregada na produção de arcos de violino e outros instrumentos musicais. A planta atinge mais de 10 metros de altura e suas flores amarelas em cacho aparecem entre o final de setembro e meados de outubro. (Fonte: RIBEIRO, R.C.L.F. et al. Pau-brasil - da semente à madeira. São Paulo: Instituto de Botânica, 2008).


(*) Masakazu Hoji é diretor do Portal Professornews

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado