Canto da Chuva (v): disputa entre professor e aluno

”O Clube do Imperador” e “A Dama de Ferro” são os filmes desta semana

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um filme que mostra o convívio de competição entre professor e aluno; uma película biográfica de uma das personagens mais influentes do século XX, Margaret Thatcher; dica de um livro sobre assessoria de imprensa; uma poesia de Bertold Brecht e uma piada para descontrair seu dia.

CLAQUETE: O Clube do Imperador (The Emperor's Club – Estados Unidos, 2002)

Filme baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, conta a estória de William Hundert (Kevin Kline), um professor que leva sua vida pessoal e profissional de forma simples e controlada. Mas tudo muda quando o estudante Sedgewick Bell (Emile Hirsch) chega à sua classe. Situação em que qualquer professor passa em sua carreira, em que um aluno passa a testar sua autoridade e/ou seus conhecimentos, Hundert e Bell passam a disputar uma guerra pessoal de egos que trará consequências para ambos os protagonistas. O Clube do Imperador tem o roteiro assinado por Neil Tolkin, e a direção é de Michael Hoffman.


EM CARTAZ: A Dama de Ferro (The Iron Lady – Grã-Bretanha, 2011)

Mesmo ainda não estando em cartaz (dia 17 de fevereiro) vale a pena esperar para ver A Dama de Ferro, que traz a biografia da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, numa grande interpretação de Meryl Streep. No poder do Reino Unido por dez anos, Thatcher mostrou pulso firme na política, fazendo com que o mundo dominado por homens lhe desse ouvidos. A autoridade da ex-ministra foi várias vezes posta à prova, mesmo numa sociedade em que, historicamente, a mulher no poder é respeitada, como se pode ver no hino inglês God Save the Queen. A trama é de Phyllida Lloyd, que utiliza as lembranças da primeira ministra nas ações da Inglaterra na Guerra das Malvinas e em outros momentos delicados da política internacional. Acostumada com papéis de mulheres fortes e marcantes, como em O Diabo Veste Prada, Leões e Cordeiros, e O Suspeito, Meryl Streep interpreta de maneira espetacular Margaret Thatcher, detalhe para a produção de maquiagem e figurino, que a deixou bastante semelhante com a ex-ministra. O roteiro é da obra de Abi Morgan e a direção é de Phyllida Lloyd. Meryl Streep concorre ao Oscar de melhor atriz com esse papel. Para saber onde o filme passará na sua região, acesse o site Guia da Semana.

PAPIRO: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica

A dica de livros desta semana é Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica, de Jorge Duarte (Editora Atlas, 480 p.). A obra traz reunidos textos elaborados por pesquisadores e profissionais de várias áreas e de instituições do Brasil e do exterior, todos com experiência em assessoria de imprensa. É um grupo composto por profissionais, como Luiz Amaral, Carlos Chagas, Wilson Bueno, Manuel Chaparro e Graça Caldas. Eles produziram textos especialmente para esse manual – organizado para ser consultado por capítulo de interesse ou para ser lido em um só fôlego. Esta edição, além de atualizações, inclui capítulo sobre Salas de Imprensa Online.

UM MOMENTO DE CULTURA: Romance Sonámbulo

Verde que te quiero verde

Verde viento. Verdes ramas

El barco sobre la mar

Y el caballo en la montaña

Con la sombra en la cintura

Ella sueña en su baranda

Verde carne, pelo verde

Con ojos de fría plata

Verde que te quiero verde

Bajo la luna gitana

Las cosas la están mirando

Y ella no puede mirarlas.

Trecho da poesia Romance Sonámbulo, do poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936), sendo uma de suas obras mais famosas e declamadas no mundo. Devido à beleza mostrada em sua versão original, o Professornews não ousou postar a versão em português. Para conferir na íntegra, acesse o site Poesía en Español. Romance Sonámbulo foi declamada de forma magistral pela atriz argentina Soledad Taboada, a dica do Professornews é ler a poesia enquanto escuta a interpretação.

PIADAS E ANEDOTAS:

- Anônimo é aquele que quer permanecer oculto, que não quer se identificar, diz o professor, de costas aos seus alunos.

Eis que uma voz ecoa baixinho, mas alto o bastante para ser ouvida na sala.

- É mentira...

- Quem foi o atrevido? Indaga o professor...

- Um anônimo, respondeu a vozinha.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado